Bloomberg Línea — O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje que apenas a menção de que Petrobras poderia ser privatizada teve como efeito aumentar em quase R$ 100 bilhões o valor de mercado da empresa. A afirmação foi feita durante cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado de Bolsonaro, no lançamento do programa de economia verde.
“Bastou o presidente falar que vamos estudar [a privatização da Petrobras], o negócio sai subindo e aparecem R$ 100 bilhões,” disse Guedes.
Para Guedes, o investimento na Petrobras perderá valor no futuro conforme o mundo migra para outras fontes energéticas mais limpas. “A Petrobras vai valer zero daqui a 30 anos”, disse Guedes.
Hoje, a notícia de que o governo estaria analisando um projeto de lei para privatizar a estatal levou a uma alta de 6,84% nas ações preferenciais e de 6,13% nas ordinárias.
No evento, o ministro afirmou ainda que o Brasil terá crescimento no próximo ano, mesmo que alguns bancos comecem a apontar possibilidade de retração econômica.
Para Guedes, o Brasil precisa assumir protagonismo na chamada economia verde e merece reconhecimento geopolítico pelas iniciativas no segmento. Segundo o ministro, críticas ao Brasil no tema ambiental têm interesses políticos.