Bloomberg — A Pfizer declarou que a vacina contra Covid desenvolvida com a BioNTech foi 90,7% eficaz contra casos sintomáticos em crianças de 5 a 11 anos, segundo documento informativo publicado no site da Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador americano.
A Pfizer publicou o documento antes de uma audiência importante marcada para 26 de outubro, onde um painel consultivo irá debater se a vacina deve ser liberada para crianças pequenas. O resultado da eficácia é baseado em um estudo com cerca de 2.250 crianças, segundo os documentos informativos.
Especialistas externos do Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da FDA se reunirão para avaliar o pedido da Pfizer e da BioNTech de autorização emergencial de sua vacina para uso em crianças. Se o painel votar a favor da liberação e o FDA concordar, isso pode abrir caminho para que uma primeira vacina contra Covid para crianças esteja disponível no início de novembro.
A Pfizer e a BioNTech solicitaram autorização de emergência para sua vacina em crianças mais novas no início de outubro, depois que os dados do ensaio mostraram que a dose mais baixa gerou anticorpos contra a Covid. A dose da vacina para crianças é um terço da dose para adultos.
Em seus documentos informativos, a Pfizer também divulgou novos dados de segurança com base em mais de 2.250 crianças inscritas no estudo, como parte de uma expansão do estudo solicitada pelos reguladores dos EUA. Os dados não encontraram novos problemas de segurança e os efeitos colaterais observados foram consistentes com os resultados que havia sido observado anteriormente.
Espera-se que o documento da equipe do FDA seja publicado em breve.
--Com a colaboração de Fiona Rutherford.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Dose de reforço de Pfizer e BioNTech restaura proteção contra Covid
© 2021 Bloomberg L.P.