São Paulo — O Ibovespa reduziu suas perdas e o dólar passou a cair na tarde desta sexta-feira (22), após fala conjunta do presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Bolsonaro disse ter “absoluta confiança” em Guedes, e afirmou que o governo não fará “nenhuma aventura”.
- Por volta das 15h45, a bolsa operava em queda de 0,63%, a 107.054 pontos, enquanto o dólar passava a recuar 0,16%, a R$ 5,64
- Ao ser questionado por jornalistas, Guedes disse que não pediu demissão e que o presidente não pediu que ele saísse.
- Bolsonaro disse ainda que não tem plano de congelar o preço dos combustíveis, interferir na política de preços da Petrobras e que o auxílio para os caminhoneiros será de menos de R$ 4 bilhões. “Tem muita gente passando necessidade”, disse Bolsonaro.
- Sobre a saída dos integrantes “mais jovens” da equipe do Tesouro Nacional, incluindo o secretário Bruno Funchal, Guedes disse se tratar de algo normal. “Foi natural secretários pedirem para sair”, comentou o ministro. O chefe da Economia afirmou que Esteves Colnago, ex-ministro do Planejamento no governo Temer, será o novo secretário do Tesouro Nacional.
- Guedes também afirmou que Bolsonaro pediu para a equipe econômica um programa social temporário para minimizar os efeitos da inflação para os mais necessitados. “O presidente Bolsonaro tomou a decisão certa”, disse Guedes.
Leia também: Brasília em Off: A mágoa de Guedes com a saída de Funchal e equipe