Stablecoins podem repaginar mercado de dívida de curto prazo

Análise da Fitch estima que até 2023 as participações em stablecoins podem até superar as do mercado financeiro tradicional

A stablecoin é amplamente utilizada no trading de Bitcoin e de outros tokens
Por Eric Lam
19 de Outubro, 2021 | 05:23 PM

Bloomberg — O rápido crescimento de stablecoins, como o Tether, afeta cada vez mais os mercados de títulos de curto prazo, como o commercial paper, de acordo com a Fitch Ratings.

Nos próximos anos, a indústria de stablecoins poderá concorrer com os recursos tradicionais do mercado financeiro pela influência no setor de commercial paper, disse a agência de rating em nota. As stablecoins também podem ser arrebatadores para os mercados de commercial paper se os investidores perderem a confiança nos tokens, advertiu a Fitch.

As atuais taxas de crescimento e alocações de reservas sugerem que as stablecoins podem se tornar um grupo de investidores significativo no mercado de commercial paper dos Estados Unidos”, escreveram analistas da Fitch, incluindo Alastair Sewell, diretor sênior de rating de gestores de fundos e ativos em nota de ontem (18).

Rápida expansão

O Tether alega ter uma taxa de câmbio de um para um em relação ao dólar. O token é amplamente utilizado no trading de Bitcoin e de outros tokens, tornando-o importante para o mercado de criptoativos, pois permite transações rápidas e deve ser imune à volatilidade de preços. O valor de mercado do Tether mais do que triplicou este ano, chegando a quase US$ 70 bilhões, segundo dados da CoinGecko.

PUBLICIDADE

Veja mais: ETF de futuros de Bitcoin dispara em estreia nos EUA

Muitas perguntas permanecem sobre o funcionamento interno do Tether e como ele gerencia as reservas de lastro do token. Isso estimulou as expectativas de que a supervisão regulatória do setor de criptomoedas vai se intensificar.

Em um cenário hipotético de rápida expansão das stablecoins e 20% de crescimento marginal das stablecoins destinado a commercial papers, as participações em stablecoins poderiam superar as de recursos do mercado financeiro até meados de 2023, de acordo com modelagem da Fitch. A Fitch enfatizou que a perspectiva é ilustrativa e não deve ser lida como previsão ou projeção.

‘Choques’

A turbulência relacionada às stablecoins “pode afetar o próprio mercado de commercial paper e afetar outros participantes do mercado”, escreveram os analistas da Fitch.

Os riscos de mercado podem ser ainda mais agravados, pois a infraestrutura e os parceiros usados pelos operadores de stablecoins não possui um registro adequado de operações durante os períodos de volatilidade do mercado, acrescentaram.

A natureza volátil do crescimento de stablecoins e a natureza opaca das participações dificulta as projeções, afirmou o relatório.

As exigências regulatórias para manter mais reservas em ativos mais seguros podem, em última instância, reduzir as alocações de commercial papers e aumentar a influência das stablecoins sobre a dívida do governo de curto prazo, disse a Fitch.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Mercados despencam com temores de quebra do teto de gastos