Com AZ Quest, XP totaliza fatias em 8 gestoras de recursos

Aquisição de participação em uma das maiores gestoras de ativos do Brasil integra estratégia da XP de reter clientes de fundos de investimento

A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed e Spiti, entre outras
19 de Outubro, 2021 | 12:27 PM

São Paulo — A XP Inc. anunciou, nesta terça-feira (19), a aquisição de participação na AZ Quest, uma das maiores e mais tradicionais empresas independentes de gestão de ativos no Brasil, e parte do grupo italiano Azimut desde 2015.

A aquisição faz parte da estratégia da XP de desenvolver o mais completo ecossistema de gestores e distribuidores do Brasil, diz a plataforma de produtos e serviços financeiros, em comunicado.

Confira as oito fatias de gestoras compradas entre o ano passado e este ano:

  1. Augme, 2020
  2. Blue Macaw, 2020
  3. Encore, 2021
  4. Grimper, 2021
  5. AZ Quest, 2021
  6. Giant Steps, 2021
  7. Jive, 2021
  8. Capitania, 2021

AZ Quest possui uma plataforma diversificada de produtos que inclui estratégias de ações, macro, crédito privado e arbitragem, descreve a XP na nota. A transação é um co-investimento com o fundo XP Private Equity (XP PE). A XP e a XP PE terão a opção de aumentar sua participação nos próximos 2 anos.

PUBLICIDADE

Com a aquisição, a Azimut espera aumentar as sinergias com a plataforma de distribuição da XP, aumentando a penetração dos fundos AZ Quest na maior plataforma aberta de fundos do Brasil, informa a XP, acrescentando que a Azimut e a XP buscarão expandir a cooperação em outras áreas, incluindo a ampla gama de produtos globais da Azimut.

Comentários

“A parceria da XP com a AZ Quest nos posiciona ao lado de uma das mais tradicionais administradoras independentes do país, que se destaca por seus produtos de alta qualidade, sólida infraestrutura e controles operacionais”, disse Leon Goldberg, sócio e head de relacionamento institucional com gestoras da XP, em comunicado.

“Acreditamos que existe uma grande oportunidade de crescimento para asset managers independentes no Brasil, como resultado do amadurecimento financeiro do mercado local. Por meio desse co-investimento, esperamos alavancar o ecossistema da XP Inc para impulsionar o crescimento da AZ Quest”, afirmou Guilherme Teixeira, sócio do fundo XP Private Equity.

“A Azimut ganha um importante parceiro estratégico, complementar e semelhante em valores e abordagem no jeito de fazer negócios. Essa união de forças nos permitirá acelerar, com metas ainda mais ambiciosas, nossos planos de crescimento para o Brasil, que é um mercado estratégico de nossa plataforma global integrada”, disse Giorgio Medda, Co-CEO da Azimut, Chefe Global da Gestão de Recursos.

“Trazer XP e XP PE para o nosso negócio nos dá mais do que um parceiro. A XP possui um conhecimento único da indústria brasileira de fundos, visão estratégica de longo prazo, capacidade de distribuição e, juntamente com a Azimut, nos ajudará a acelerar o crescimento, orgânica e inorganicamente. Pretendemos continuar diversificando nossa plataforma de produtos e trazendo os melhores profissionais para nossa equipe”, afirmou Walter Maciel, CEO da AZ Quest, acrescentando que a gestora continuará com total autonomia operacional e que a XP terá um assento no conselho da AZ Quest.

Leia também

Verde compra 5,42% da Brisanet de olho no leilão do 5G

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 29 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.