São Paulo — A Vale fechou uma parceria com a siderúrgica chinesa Jiangsu Shagang para desenvolver soluções de descarbonização. A assinatura de memorando de entendimento ocorre no momento em que a China impõe limites à produção de aço, forçando uma diminuição da demanda por minério de ferro.
Veja mais: Brasil simplifica gestão ESG das empresas com ajuda da tecnologia
A mineradora brasileira informou, nesta segunda-feira (18), que ambas concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de CO².
“A Vale e a Jiangsu Shagang pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica para a utilização de produtos de menor impacto de carbono no processo de fabricação do aço, como produtos de minério de ferro de alta qualidade; e cooperação em plantar Tecnored”, diz a mineradora.
A Tecnored é uma subsidiária integral da Vale focada no desenvolvimento de ferrogusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa e gás de síntese, que emitem menos CO².
A Vale acrescentou que esta iniciativa contribui para alcançar seu compromisso de redução de emissões até alcançar a neutralidade em 2050.
Leia também
Indústria de energia eólica tem espaço para crescer, mas depende de governos