São Paulo — No esperado retorno do turismo global após a pandemia que paralisou o setor por mais de um ano, um hotel e spa de Trancoso foi eleito o melhor resort do mundo, na avaliação de mais de 800 mil leitores da Condé Nast Traveller, revista especializada no turismo de luxo. Entre os 50 mais votados, o brasileiro Uxua desbancou endereços exclusivos em ilhas particulares nas Maldivas, reservas nas savanas do Botswana e da África do Sul, e mesmo beach clubs nas águas transparentes do Caribe.
Com diárias de cerca de R$ 5.500 (US$ 1 mil), segundo o Booking.com, o Uxua Casa Hotel & Spa oferece casas de temporada e suítes, incluindo uma casa na árvore, no melhor estilo rústico de Trancoso, com muita madeira de demolição restaurada e que lembra uma versão tropical da Toscana.
O Uxua, que significa “maravilhoso” na língua pataxó, fica no Quadrado de Trancoso, ponto central da cidade baiana e não muito longe da praia. As suítes e chalés, incluindo uma casa na árvore, foram projetados pelo designer holandês Wilbert Das, que abriu o hotel em 2009, e são integradas com a piscina, o spa e o paisagismo local.
Apesar dos elogios, o Uxua também conta com algumas reclamações no Tripadvisor, site com reviews dos viajantes. Alguns clientes disseram que “esperavam mais”, apontando necessidade de melhor treinamento dos funcionários, limpeza nas redes de proteção contra mosquito e queixas sobre a dificuldade de permanecer nas dependências do hotel após o check out.
Veja também: América Latina tem 8 restaurantes entre os 50 melhores do mundo; confira qual brasileiro está la
Na revista, o hotel é descrito como cercado pela uma densa floresta tropical, próximo das areias brancas e com vista para o Atlântico. “Uxua se encaixa perfeitamente na utopia pós-hippie de Trancoso. Trabalhando com artesãos locais, o proprietário holandês Wilbert Das (ex-diretor criativo da Diesel) transformou o hotel em uma coleção de casas rústicas renovadas, chalés, uma casa na árvore e um spa de inspiração tribal. Todos são cobertos por jardins tropicais salpicados de beija-flores e centralizados em torno de uma piscina forrada com quartzo aventurina verde, o que, para quem não conhece cristais curativos, é considerado muito terapêutico”, diz o texto.
Entre os destaques, a revista chama atenção para os quartos com camas king size com dossel de musselina e as espaçosas salas internas e externas, com paredes brancas, em meio ao piso e móveis de madeira de demolição recuperada, antiguidades e “achados vintage”, como estatuetas da Virgem Maria pintadas em cores vivas. “Um caminho enfeitado passa por manguezais até a praia, onde há enormes espreguiçadeiras para dormir após o café da manhã e um bar de praia feito de um velho barco de pesca - é só ficar na horizontal e logo outra caipirinha vai chegar até você”, escreveu a publicação.
Participaram da escolha, que acontece pelo 34º ano seguido, mais de 800 mil leitores da publicação. “Os resultados refletem os locais que vocês desejavam visitar quando não podiam viajar e aquelas para as quais vocês voltaram quando puderam”, escreveu a revista, ressaltando que se tratam de propriedades memoráveis que despertaram a imaginação quando as viagens “pareciam fora de alcance”.
Entre os 50 resorts que fazem parte do ranking elaborado pelos leitores neste ano, o Uxua é o único brasileiro. Na América Latina, outros dez foram citados, sendo o melhor posicionado (6º lugar) o Mashpi Lodge, de Pichincha, no Equador. Também tiveram destaque Hotel Paracas (10º), de Paracas, Peru; Le Barthélemy Hotel & Spa (15º), de St. Barts; Live Aqua Beach Resort Cancún (19º), de Cancun, México; Zadún, Ritz-Carlton Reserve (20º), de San José del Cabo, México; Finch Bay Galapagos Hotel (27º), de Galápagos, Equador; One&Only Palmilla (29º), de San José del Cabo, México; Hacienda AltaGracia (34º), de Pérez Zeledón, Costa Rica; Tierra Atacama Hotel & Spa (36º), de San Pedro de Atacama, Chile; Dorado Beach, Ritz-Carlton (41), de Puerto Rico, Porto Rico.
Leia também: Tudo que você precisa saber para viajar para a Disney com conforto