Bloomberg Línea — O último um ano e meio foi desafiador para todos os setores da economia - e em especial para quem trabalha com Turismo, Hotelaria e Viagens. Desde os primeiros casos reportados de Covid-19 no mundo, profissionais do ramo aqui na América Latina precisaram fazer adaptações para lidar com as restrições de mobilidade que foram crescendo na região à medida que o vírus chegava.
Agora, com o andamento da vacinação bastante adiantado, alguns pontos parecem estar voltando ao normal, e um deles é a vontade de viajar do brasileiro, que foi reprimida durante a pandemia.
Confira a lista dos 500 da América Latina
Tamanho do setor no Brasil
Em 2018, o Turismo representava 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, uma economia de US$ 152,5 bilhões, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo. O setor gerava cerca de 7% do total de empregos no país naquela época - dado que pode ter diminuído durante os últimos meses, mas que tende a voltar conforme a mobilidade for completamente restituída.
Pensando nisso, a Bloomberg Línea adicionou alguns brasileiros do setor de Hospitalidade, Turismo e Viagens à lista das 500 personalidades mais influentes da América Latina, mirando que esse segmento tão crucial ao país está às vias de voltar ao pleno funcionamento.
Transportes terrestres
Após um ano complicado pela queda do movimento nas estradas, a Ecorodovias, administradora de rodovias no país, tem perspectivas de crescimento forte nos próximos trimestres, segundo consenso dos analistas, graças a uma combinação de investimentos nos atuais ativos e a retomada das atividades econômicas. A empresa é liderada por Marco Antônio Cassou.
O mesmo vale para a CCR, uma das principais concessionárias de rodovias do Brasil e sócia do Grupo Mover (ex-Camargo Corrêa) no setor de infraestrutura. Junto com a irmã, Rosa Evangelina, Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna, uma das controladoras da CCR, herdou a fortuna e o legado da família em 2007, após a morte do pai.
Hospedagem e restaurantes
Chieko Aoki é presidente da rede de hotéis Blue Tree Hotels, que criou em 1997. Ela é formada em direito pela Universidade de São Paulo, com cursos em administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de administração hoteleira na Cornell University. Atualmente, a empresa conta com 23 hotéis em operação, em 17 cidades.
Já Paola Carosella é uma chef de cozinha argentina que se mudou para o Brasil em 2001. Hoje, Paola é reconhecida por sua participação como jurada no programa de TV MasterChef, entre 2014 e 2020, e por seus restaurantes, Arturito e La Guapa.
Companhias áreas
Fundador e presidente da Azul, David Neeleman comanda hoje a empresa aérea de maior crescimento no país. Ele iniciou sua carreira no setor aéreo em 1984, quando cofundou a Morris Air. Também fundou a JetBlue, onde atuou como diretor presidente de 1998 até 2007 e presidente do conselho de administração.
Operadora de turismo
Leonel Andrade é o CEO da CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina. Com o fim da pandemia, a empresa aposta agora na retomada do turismo, no comércio eletrônico e no novo formato das lojas, mas com bastante foco ainda no digital.
Conheça outras personalidades que compõem a lista aqui.