Bloomberg — Os Emirados Árabes Unidos planejam explorar Vênus dentro de sete anos e pousar em um asteróide, potencialmente expandindo o programa espacial mais ambicioso do Oriente Médio para além de Marte.
Uma espaçonave especial levará sete anos para ser construída e deve viajar 3,6 bilhões de quilômetros em cinco anos, afirmou o primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Rashid, no Twitter.
Se a missão for bem-sucedida, o país será o quarto a pousar um veículo espacial em um asteróide. Com lançamento previsto para 2028, a espaçonave realizará manobras assistidas por gravidade orbitando primeiro em torno Vênus e depois da Terra, para aumentar a velocidade necessária para alcançar o cinturão de asteróides principal além de Marte.
A última missão foi anunciada meses depois que a espaçonave Hope, do país, entrou na órbita marciana - sua primeira excursão ao espaço profundo. Os Emirados Árabes Unidos criaram uma Agência Espacial em 2014, enviaram seu primeiro astronauta para a Estação Espacial Internacional cinco anos depois e planejam enviar uma nave espacial não tripulada à Lua em 2024.
A trajetória da espaçonave em torno de Vênus fará com que ela alcance uma proximidade solar de 109 milhões de quilômetros. Ela observará um total de sete asteróides do cinturão principal antes de seu pouso final em um asteróide a 560 milhões de quilômetros da Terra, em 2033.
A missão será desenvolvida em parceria com o Laboratório de Ciências Atmosféricas e Físicas da Universidade do Colorado, em Boulder.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Como o biogás transforma o passivo ambiental em negócio bilionário
Por que a expectativa do mercado sobre o Brasil caiu tão rápido?
Gráficos e memes explicam alta da gasolina de um jeito simples
@2021 Bloomberg L.P.