Bloomberg — Três cientistas ganharam o Prêmio Nobel de Física por suas descobertas sobre como entendemos o clima do planeta e os desafios apresentados pelo aquecimento global.
Syukuro Manabe, meteorologista da Universidade de Princeton, e Klaus Hasselmann, professor do Instituto Max Planck de Meteorologia, dividiram o prêmio por estabelecer “a base de nosso conhecimento do clima da Terra e de como a humanidade o influencia”, informou a Academia Sueca Real de Ciências.
Um terceiro cientista, Giorgio Parisi, da Universidade Sapienza, de Roma, recebeu a outra parte do prêmio por suas contribuições à teoria de materiais desordenados e processos aleatórios. Os acadêmicos compartilharão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).
Os prêmios anuais para realizações em física, química, medicina, paz e literatura foram estabelecidos no testamento de Alfred Nobel, o inventor sueco da dinamite, que morreu em 1896. Um prêmio em ciências econômicas foi adicionado pelo banco central da Suécia em 1968.
Veja mais em Bloomberg.com
© 2021 Bloomberg L.P.