A Tesla Inc. entregou um total de 241.300 carros elétricos no terceiro trimestre, um recorde para a fabricante de carros elétricos liderada por Elon Musk.
As entregas trimestrais são um dos indicadores mais monitorados pela empresa. Estes números também são amplamente vistos como um medidor da demanda do consumidor por veículos elétricos em meio a uma transição de mercado, com consumidores procurando por outras fontes de energia.
“Gostaríamos de agradecer aos nossos clientes por sua paciência enquanto lidamos com a limitação da cadeia de suprimentos global e com os desafios de logística”, disse a companhia em comunicado neste sábado.
Os resultados superaram uma estimativa média de entregas de 223.677 de 12 analistas consultados pela Bloomberg e também superaram a projeção média de 221.952 precista pela própria Tesla. Os resultados mais recentes foram acima do recorde anterior da empresa, que era de 201.250 veículos entregues exatamente no trimestre anterior.
As ações do líder de mercado do setor de veículos elétricos fecharam a semana com poucas alterações, em US$ 775,22, e subiram menos de 10% até outubro deste ano.
Os números da Tesla se comparam favoravelmente com o do resto da indústria, que viu as vendas de veículos nos Estados Unidos caírem no último trimestre devido aos limites de produção, decorrentes da escassez da cadeia de suprimentos global. A General Motors Co., que paralisou suas fábricas de caminhões em setembro, sofreu um golpe, com suas vendas no mercado doméstico caindo em um terço no mesmo período.
A Tesla não divide as vendas por região, mas os EUA e a China são seus maiores mercados, com destaque para “o grosso das vendas”, que foi o Modelo 3 e Y. A Tesla atualmente fabrica os Modelos S, X, 3 e Y em sua fábrica em Fremont , na Califórnia, e os Modelos 3 e Y em sua fábrica em Xangai. Novas fábricas estão em construção em Austin, Texas e Berlim.
A escassez global de chips e o congestionamento nos portos pesaram sobre as montadoras, enquanto o mundo ainda luta contra a pandemia da Covid-19. Em setembro, Musk enviou um e-mail aos seus funcionários pedindo a todos que fossem “super hardcore” para “garantir um número decente de entrega no terceiro trimestre”.
- Com colaboração de Max Reyes.