Bloomberg — A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, alertou que seu departamento ficará sem dinheiro por volta de 18 de outubro, a menos que uma ação legislativa seja tomada para suspender ou aumentar o teto da dívida federal americana.
“Agora estimamos que o Tesouro provavelmente esgotará suas medidas extraordinárias se o Congresso não tiver agido para aumentar ou suspender o limite da dívida até 18 de outubro”, disse Yellen em uma carta enviada na terça-feira (28) aos líderes do Congresso.
“Esperamos que o Tesouro fique com recursos muito limitados, que se esgotariam rapidamente até essa data. Não é certo que possamos continuar a cumprir todos os compromissos da nação após essa data”.
A carta de Yellen chega um dia depois que os senadores republicanos bloquearam um projeto, anexado a uma medida de gastos provisória, que suspenderia o teto da dívida até dezembro de 2022.
- Perto das 10h25, os títulos do Tesouro americano subiam cinco pontos-base, para 1,537%, enquanto os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam 0,33%, 0,64% e 1,2%, respectivamente.
Leia também: