São Paulo — Vacinada em abril, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, de 67 anos, informou, nesta sexta-feira (24), que testou positivo para a Covid-19, após uma viagem a Itália na semana passada. É a segunda autoridade da Esplanada dos Ministérios a ser infectada pelo novo coronavírus e confirmar o diagnóstico nesta semana.
Na terça-feira (21), o ministro Marcelo Queiroga (Saúde), de 55 anos, também usou sua rede social para revelar a contaminação, após integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Nova York.
“Estou bem. Cancelei meus compromissos presenciais e permanecerei em isolamento durante o período de orientação médica”, informou a ministra, em mensagem no Twitter. Em abril, a ministra apareceu tomando uma dose da vacina contra a Covid-19, mas não disse qual era o imunizante.
Os casos de ministros com diagnóstico positivo para a doença dão munição aos opositores para desgastar o governo federal, criticado por minimizar a gravidade da pandemia e descuidar das medidas de prevenção, como manutenção do distanciamento social, uso de máscara e evitar aglomerações.
Atualmente, segue em andamento no Congresso uma CPI para apurar responsabilidades na gestão federal da crise sanitária. Dados oficiais do governo registram que 592.964 brasileiros morreram de Covid-19 . Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou 21.308.178 casos.
Confira outros (ex) ministros que tiveram Covid-19
- Augusto Heleno (Segurança Institucional)
- Bento Albuquerque (Minas e Energia)
- Braga Netto (Casa Civil)
- Eduardo Pazuello (Saúde)
- Fábio Faria (Comunicações)
- Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência)
- Luiz Eduardo Ramos (Secretraria de Governo)
- Marcelo Álvaro Antonio (Turismo)
- Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia)
- Milton Ribeiro (Educação)
- Onyx Lorenzoni (Cidadania)
- Wagner Rosário (Controladoria Geral da União)
Leia também
Brasileiros esgotam passagens para Réveillon nos EUA; preços disparam