BCE diz que bancos subestimam riscos de empréstimos na pandemia

Autoridade diz que modelos de risco são baseados em dados da década anterior e que resultado poderia aumentar inadimplência

Riscos de inadimplência aumentaram com pandemia
Por Nicholas Comfort
24 de Setembro, 2021 | 12:36 PM

Bloomberg — Bancos europeus têm subestimado riscos decorrentes de empréstimos concedidos a empresas atingidas pela pandemia, o que poderia resultar no aumento da inadimplência, segundo o principal regulador do setor.

Dois terços dos modelos que bancos usam para calcular o risco de um empréstimo levam em consideração uma probabilidade menor de default para empresas do setor de hotelaria e hospedagem do que antes da pandemia, disse Edouard Fernandez-Bollo, membro do conselho de supervisão do Banco Central Europeu.

PUBLICIDADE

“Quem pode acreditar nisso? É totalmente contraintuitivo”, disse em conferência na sexta-feira. “As métricas de risco retrospectivas que os bancos estão usando não são mais adequadas hoje porque subestimam o risco, porque estão, na verdade, projetando implicitamente a continuação do suporte de crédito dado pelo estado, e esse não é o caso.”

Veja mais: BCE poderia elevar compras de ativos após programa da pandemia

Os modelos de risco são baseados em dados da década anterior, o que significa que consideraram a ausência de inadimplência durante a pandemia e “mecanicamente, talvez sem deliberação real”, afirmou.

PUBLICIDADE

O BCE tem pressionado bancos para que considerem potenciais riscos ao conceder novos empréstimos a fim de evitar um aumento de dívidas inadimplentes no futuro, disse Fernandez-Bollo. Ainda assim, o setor “está bem-posicionado” e fez frente à pandemia, também devido às medidas do governo, destacou.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Mundo pode ter apagão de brinquedos antes mesmo da Black Friday