A Nasa está dividindo suas operações de exploração humana em duas, enquanto se prepara para uma nova era de viagens ao espaço para a Lua e Marte nas próximas décadas.
A agência planeja separar a Diretoria de Exploração Humana e Missão de Operações em duas áreas, permitindo um foco maior nos desafios de servir à Estação Espacial Internacional e viajar para mais longe. A Nasa informou em um comunicado na terça-feira que o movimento foi estimulado pelo “aumento das operações espaciais em órbita baixa da Terra e programas de desenvolvimento bem encaminhados para a exploração do espaço profundo”.
Jim Free, um ex-diretor do Glenn Research Center da Nasa em Cleveland que deixou a agência em 2017, dirigirá a nova Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração. Kathy Lueders, a atual administradora associada para exploração humana, supervisionará a Diretoria de Missão de Operações Espaciais.
Free “será o dono da arquitetura” de como a Nasa planeja seguir mais profundamente no sistema solar e gerenciar o crescimento das ambições da agência na exploração humana, disse a administradora adjunta Pam Melroy aos funcionários em uma reunião na cidade.
A Nasa começou a planejar um retorno à Lua durante a administração Trump, com uma meta de fazer isso em 2024. O presidente Joe Biden continuou esses esforços, embora a data de 2024 provavelmente não seja cumprida devido aos atrasos em vários programas da Nasa, incluindo o foguete do Sistema de Lançamento Espacial da Boeing Co.
Lueders continuará a supervisionar os esforços da Nasa na órbita baixa da Terra, incluindo a Estação Espacial Internacional e o programa de tripulação comercial, o serviço de transporte que usa a SpaceX e a Boeing para transporte de astronautas de e para a estação.
“Eu continuo pensando que duas cabeças é melhor do que uma e isso vai ser muito divertido”, disse Lueders.