São Paulo — A Embraer anunciou, nesta quinta-feira (23), que recebeu uma encomenda de até 100 “carros voadores” com entregas previstas para começar em 2026. É mais um contrato fechado pela Eve, startup da Embraer para o promissor nicho de mobilidade aérea urbana. A encomenda foi feita pela americana Bristow, com quem a Eve firmou parceira para desenvolver um modelo de operação de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla técnica).
Veja mais: Gol adquire 250 táxis aéreos da Vertical Aerospace
Design de veículos, design de vertiportos, desenvolvimento regulatório para o ambienta operacional, certificação de aeronavade de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla técnica) e operação autônoma são as áreas do trabalho a ser desenvolvido pelas duas empresas nessa parceria para o transporte seguro.
Em comunicado, a Embraer informou que as empresas planejam desenvolver capacidades baseadas em serviços para apoiar e otimizar o desempenho e a utilização de eVTOLs em operação e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo existentes, bem como novos sistemas de aeronaves não-tripuladas e gerenciamento de tráfego não-tripulado.
Veja mais: Ação da Embraer crava nova cotação máxima de 30 dias após anúncio da Eve
“Juntas, nossas equipes desenvolverão as estruturas e operações robustas necessárias para criar uma indústria de UAM acessível, escalonável, sustentável e segura”, afirmou o CEO da Eve, Andre Stein.
Sediada no Texas, a Bristow fornece, principalmente, serviços de aviação de voo vertical para uma base de empresas de energia offshore, bem como serviços de busca e resgate comercial, voos avulsos de transporte por helicóptero e asa fixa, e tem clientes na Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Guiana, Índia, México, Nigéria, Noruega, Espanha, Suriname, Trinidad, Reino Unido e EUA.
Leia também
Fed e acerto de Evergrande com credores atenuam incertezas do mercado