Embraer fecha parceria e recebe encomenda de até 100 ‘carros voadores’

Eve, startup da fabricante de jatos, fez acordo com americana Bristow, especializada em voos verticais

Embraer aposta no nicho da mobilidade aérea urbana com sua startup Eve e suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical
23 de Setembro, 2021 | 08:50 AM

São Paulo — A Embraer anunciou, nesta quinta-feira (23), que recebeu uma encomenda de até 100 “carros voadores” com entregas previstas para começar em 2026. É mais um contrato fechado pela Eve, startup da Embraer para o promissor nicho de mobilidade aérea urbana. A encomenda foi feita pela americana Bristow, com quem a Eve firmou parceira para desenvolver um modelo de operação de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla técnica).

Veja mais: Gol adquire 250 táxis aéreos da Vertical Aerospace

PUBLICIDADE

Design de veículos, design de vertiportos, desenvolvimento regulatório para o ambienta operacional, certificação de aeronavade de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla técnica) e operação autônoma são as áreas do trabalho a ser desenvolvido pelas duas empresas nessa parceria para o transporte seguro.

Em comunicado, a Embraer informou que as empresas planejam desenvolver capacidades baseadas em serviços para apoiar e otimizar o desempenho e a utilização de eVTOLs em operação e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo existentes, bem como novos sistemas de aeronaves não-tripuladas e gerenciamento de tráfego não-tripulado.

Veja mais: Ação da Embraer crava nova cotação máxima de 30 dias após anúncio da Eve

PUBLICIDADE

“Juntas, nossas equipes desenvolverão as estruturas e operações robustas necessárias para criar uma indústria de UAM acessível, escalonável, sustentável e segura”, afirmou o CEO da Eve, Andre Stein.

Sediada no Texas, a Bristow fornece, principalmente, serviços de aviação de voo vertical para uma base de empresas de energia offshore, bem como serviços de busca e resgate comercial, voos avulsos de transporte por helicóptero e asa fixa, e tem clientes na Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Guiana, Índia, México, Nigéria, Noruega, Espanha, Suriname, Trinidad, Reino Unido e EUA.

Leia também

Fed e acerto de Evergrande com credores atenuam incertezas do mercado

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 29 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.