Em crise, Líbano e Belize pagam os maiores retornos de título soberano

No Líbano, governo busca negociar uma reestruturação; Belize está a caminho de recomprar e resgatar completamente suas notas estrangeiras

Por

Bloomberg — Duas situações de dívida notoriamente desafiadoras estão produzindo alguns dos melhores retornos de bônus em dólar do mundo neste mês.

Os bônus em dólares do Líbano, atingidos pela crise financeira local, deram retorno de 31% em setembro, enquanto o “superbond” do inadimplente Belize deram ganho de 25%, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Isso coloca os países bem à frente de seus pares na avaliação da Bloomberg de títulos soberanos em dólares de mercados emergentes.

As razões são claras. No Líbano, os detentores de dívidas finalmente têm um governo para ajudar a negociar uma reestruturação. E Belize está a caminho de recomprar e resgatar completamente suas notas estrangeiras.

Os investidores estão testemunhando o “desempenho superior dos países classificados como D”, disse Guido Chamorro, codiretor de dívida em moeda forte de mercados emergentes da Pictet Asset Management. “O mercado dá um suspiro de alívio porque a reestruturação de Belize parece quase concluída, e no Líbano, porque agora há alguma esperança para uma reestruturação futura.”

Claro, há um longo caminho a percorrer até que a crise da dívida do Líbano possa ser totalmente remediada. Enquanto um grupo de detentores de títulos internacionais disse que estava pronto para trabalhar com as autoridades em uma solução, o novo governo do país foi conhecido há pouco mais de uma semana.

As coisas estão acontecendo mais rápido em Belize, onde sexta-feira é o prazo para os investidores aceitarem uma proposta de recompra. Um grupo de credores chave que possui cerca de metade das notas em circulação já concordou em ofertar todas as suas participações.