Bloomberg Línea — O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, anunciou nesta quinta-feira (23) uma aliança com o empresário, filantropo e político norte-americano Michael Bloomberg, por meio da qual o país centro-americano se tornará um Spotlight Economy Partner - representando economias emergentes com ideias e influência - no New Economy Forum da Bloomberg News em Singapura, a ser realizado em novembro.
O acordo será “essencial para atrair investimentos estrangeiros ao Panamá e potencializar a recuperação econômica do país”, escreveu Cortizo em suas redes sociais.
O quarto New Economy Forum da Bloomberg, a ser realizado de 16 a 19 de novembro de 2021 em Singapura, facilitará discussões presenciais entre líderes mundiais em sessões plenárias e individuais sobre questões de economia, finanças, saúde, clima, entre outros.
O presidente do Panamá afirmou que também conversou com o cofundador da Bloomberg LP sobre o programa de vacinação do país, a estabilidade socioeconômica e política, bem como “o papel que o Panamá desempenha no crescimento econômico global, pois é um grande hub de conectividade devido à sua posição geográfica estratégica”.
Conversei com Michael Bloomberg sobre nosso bem-sucedido programa de vacinação, a grande estabilidade socioeconômica, a política de nosso país e o papel que o Panamá desempenha no crescimento econômico mundial, por ser um grande hub de conectividade devido à sua posição geográfica estratégica.
Firmamos uma aliança estratégica com a Bloomberg, na qual seremos Spotlight Economy Partner no New Economy Forum da Bloomberg em Singapura, essencial para atrair investimentos estrangeiros ao Panamá e impulsionar a recuperação econômica do país. #TrabajandoPorPanamá
Ao mesmo tempo em que o presidente participou da abertura das sessões da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York na última terça-feira (21), ele também deu início a uma agenda com foco em “atrair bons investimentos que gerem empregos e contribuam para a recuperação econômica do país”, segundo comunicado da presidência.
Prosperidade do Canal do Panamá
O governo do Panamá terá lucros recordes de mais de US$ 2 bilhões com o canal interoceânico neste ano, impulsionado por uma recente expansão que lhe permite manejar navios maiores, segundo Ramón Martínez, ministro do Comércio e Indústria do país.
Apesar do aumento dos custos de transporte, o governo não planeja aumentar o pedágio por enquanto, disse Martinez a Shery Ahn, da Bloomberg Television, em entrevista na quarta-feira (22) em Nova York.
Sobre a campanha de vacinação e a recuperação econômica, o ministro destacou que o Panamá oferecerá vacinas aos visitantes estrangeiros em um futuro próximo, já que atualmente a maioria de seus cidadãos está totalmente vacinada.
“No próximo mês, mais de 70% da nossa população terá recebido as duas doses da vacina, e essa tem sido uma das chaves do nosso plano econômico de recuperação”, acrescentou.
Com informações de Michael McDonald*