Bloomberg — O banco central do Paraguai aumentou sua taxa básica de juros pelo segundo mês consecutivo, à medida que a inflação em alta continua superando as expectativas.
As autoridades aumentaram a taxa que baliza a política monetária em 0,5 ponto percentual, para 1,5%, apenas um mês depois de subi-la em 0,25 ponto percentual. O banco central citou o aumento da inflação, explicado pelos preços mundiais elevados das matérias-primas e pela crescente demanda por carne bovina, embora a economia e as perspectivas de saúde do país estejam melhorando.
“O comitê considera conveniente continuar com o processo de normalização da política monetária e continuará monitorando as variáveis macro internas e externas”, disseram as autoridades em seu comunicado após a decisão.
O Paraguai se junta a outros pares latino-americanos que elevaram as taxas de juros em meio ao aumento da inflação. O Brasil deve aumentar sua taxa em 100 pontos-base na quarta-feira, e a Colômbia também se juntará aos países que elevarão os custos dos empréstimos na próxima semana.
A inflação no Paraguai permaneceu acima da meta do banco central de 4% pelo terceiro mês consecutivo em agosto, com uma alta de 5,6% no índice de preços ao consumidor.