JPMorgan é investigado por suposto esquema de corrupção na Petrobras, diz Reuters

Autoridades brasileiras estariam investigando se o banco comprou combustível a preços artificialmente baixos através de suborno de funcionários

Caso estaria focado na compra de 300.000 barris de óleo combustível pelo JPMorgan em 2011
Por Hannah Levitt
22 de Setembro, 2021 | 02:47 PM

Bloomberg — Autoridades brasileiras estariam investigando um suposto envolvimento do banco JPMorgan em um caso de suborno e lavagem de dinheiro vinculado à Petrobras, informou a Reuters, citando fontes.

O caso estaria focado na compra de 300.000 barris de óleo combustível pelo JPMorgan em 2011, disse a agência de notícias, citando documentos e duas autoridades do governo, sem nomeá-las.

PUBLICIDADE

O JPMorgan não quis comentar sobre a notícia da Reuters. O banco não foi contatado pelas autoridades sobre a investigação, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à Bloomberg, pedindo para não ser identificada por estar lidando com informações não públicas.

Segundo a Reuters, as autoridades brasileiras estariam tentando determinar se o banco com sede em Nova York comprou combustível a preços artificialmente baixos usando intermediários para subornar funcionários da mesa de operações da Petrobras.

Em resposta à Reuters, a petroleira disse que tem “tolerância zero em relação a fraudes e corrupção”.

PUBLICIDADE

Nenhuma acusação foi feita na investigação do JPMorgan, disse a Reuters.

--Com colaboração de Peter Millard

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

O que é a Super-Quarta e como ela afeta os mercados brasileiros