Bloomberg — Uma pesquisa global da Booking.com divulgada em junho mostrou as novas expectativas de viajantes: Cerca de 83% dos 29.000 entrevistados disseram que as viagens sustentáveis são vitais, com 61% observando que a pandemia aumentou seu interesse por viagens sustentáveis.
Metade dos entrevistados acrescentou que encontrar um hotel com credibilidade ecológica não é fácil - e eles estão certos. Hotéis que levam a sustentabilidade a sério muitas vezes não sinalizam isso, enquanto outros se consideram ecológicos apenas por oferecerem a opção de pular a lavagem diária de roupas de cama.
A nova ferramenta mais significativa é cortesia do Google. A partir de hoje, ele rotulará os hotéis como “Eco-certificados” nos resultados de pesquisa globais, com um ícone em forma de folha ao lado do nome do hotel. Clicar na guia “sobre” detalhará as práticas de sustentabilidade do local, como se o uso da água é fiscalizado por uma organização independente ou se energia de fontes livres de carbono é utilizada.
O novo recurso conta com 29 programas de certificação para fazer o trabalho árduo de estabelecer a credibilidade ecológica de um hotel, o qual deve ter uma série de medidas de sustentabilidade fiscalizadas por especialistas terceirizados. Caberá à equipe do hotel, e não ao mecanismo de pesquisa, atualizar os itens da lista, usando o perfil gratuito do Google My Business.
Veja mais: O que esperar do clima para a safra que se inicia
A mudança tem como objetivo oferecer aos viajantes mais transparência contra o greenwashing, que é cada vez mais comum no setor de hospedagem. Também responde ao aumento de pesquisas de palavras-chave sobre viagens ecológicas. O termo “hotel verde”, por exemplo, quadruplicou no volume de buscas desde março de 2020, de acordo com o Google Trends.
“Trabalhamos em estreita colaboração com hotéis para aprender mais sobre como eles estão abordando a sustentabilidade e como melhor representar essas diferentes abordagens em nosso produto”, disse Richard Holden, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google. “A padronização será fundamental para fazer com que os consumidores entendam, confiem e tomem medidas com base nas informações de sustentabilidade que fornecemos.”
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
URGENTE: Fed mantém taxa de juros e vê redução de estímulos em breve