São Paulo — Recentemente, o mercado de criptomoedas vem sido surpreendido pelos ganhos estelares de uma novata no jogo, a Solana. Só nos últimos 30 dias, os ganhos do criptoativo já somam 134,4%, segundo dados do site CoinGecko.
Como ela surgiu?
O projeto da rede Solana começou em 2017 e tinha como objetivo resolver o chamado “Trilema de Cripto”, em que o principal desafio de uma rede blockchain é a criação de um sistema que seja ao mesmo tempo descentralizado, altamente seguro e com grande escalabilidade.
“Normalmente os blockchains só conseguem resolver dois destes itens, e é justamente isso que a Solana diz ter resolvido”, diz Alex Buelau, CTO da Parfin, plataforma de consolidação de investimentos em criptoativos.
Veja mais: Como o filho fez o bilionário Steve Cohen amar as criptomoedas
Entre 2018 e 2020, o projeto levantou fundos em uma série de rodadas conforme metas iam sendo alcançadas. Em março de 2020 foi feita uma ICO (que é uma oferta inicial de moedas e uma forma de financiar um projeto por meio da venda de tokens) no serviço Coinlist, que é uma plataforma onde startups podem levantar capital através de ferramentas como vendas de tokens, além de airdrops e hackathons.
A alta vertiginosa
Segundo Buelau, diversos fatores contribuíram para os ganhos registrados pela Solana. O primeiro deles seria o fato de que uma série de aplicativos descentralizados - que são softwares baseados em blockchain - foram lançados na rede da sua cripto nativa. Isso chamou a atenção de inúmeros investidores que, por sua vez, começaram a comprar o criptoativo.
Outro elemento seria o sistema de staking (que é o ato de manter criptomoedas bloqueadas em uma rede para receber recompensas) da Solana, que fez com que seus preços fossem pressionados para cima.
Veja mais: China aperta cerco contra mineradores de criptomoedas ‘disfarçados’
Além disso, o sucesso na venda de NFTs (tokens não fungíveis) na rede também teria contribuído para os ganhos. “A rede Solana como um todo está extremamente ativa e parece que está realmente conquistando tração, e isso atrai mais investidores”, pontuou Buelau.
O futuro
Grandes perdas e ganhos são comuns em qualquer mercado, principalmente entre criptomoedas, por isso, é difícil saber quais serão os rumos da Solana.
“O grande desafio da Solana é convencer os críticos que o sistema realmente resolve o trilema de cripto”, diz Buelau. Na última semana, uma falha fez com que a rede ficasse mais de 24h fora do ar. Um grande volume de transações foi criado, resultando em diversos problemas, levando a uma reinicialização dos nodes da rede Solana.
O incidente levantou questionamentos sobre a descentralização da rede prometida pelos criadores. “No caso do Bitcoin, que conta com milhares de nodes, seria muito difícil um grupo ou indivíduo coordenar algo parecido”, disse Buelau.
Apesar da falha, a Solana é tem sido considerada atrativa pelo mercado. “A Solana é apenas uma das mais recentes moedas a apresentar forte valorização. Não foi a primeira e não será a última”.
Leia também
Cinco assuntos quentes para o Brasil na próxima semana
Como investir no mercado de cannabis estando no Brasil
Seis razões para acreditar que o 5G será a nova ‘revolução verde’ do agro