Mercados brasileiros seguem pressionados por fiscal e exterior: Principal do dia

Breakfast: Impasse em discussões de reformas e queda da demanda de aço na China pressionam ativos locais

Dia de cautela nos mercados no exterior
16 de Setembro, 2021 | 08:59 AM

Bloomberg Línea — O exterior mais avesso ao risco deve continuar pressionando os mercados locais, que acompanham a desaceleração da economia chinesa, de olho em ativos emergentes.

Por aqui, a bolsa seguiu em trajetória de queda, com investidores receosos pelo impasse entre os Poderes, apesar da trégua política que segue desde a última semana. A dificuldade de negociações em torno dos precatórios, no momento em que o governo tenta emplacar um Bolsa Família mais robusto, mantém a cautela dos mercados locais.

PUBLICIDADE

Veja mais: Investidores buscam barganhas na Europa e embolsam ganhos nos EUA

As bolsas europeias começaram o dia em alta, embora este movimento esteja mais relacionado com a busca por barganhas do que com uma onda de otimismo. Em Wall Street, ao contrário, o mercado futuro de índice sinaliza perdas, refletindo a realização dos ganhos da última sessão e a espera pelos dados de seguro-desemprego.

  • Futuros americanos caem, com Dow Jones (-0,02%), S&P 500 (-0,09%) e Nasdaq (-0,17%)
  • Bolsas asiáticas fecharam em queda: Tóquio/Nikkei 225 (-0,62%), Hong Kong/Hang Seng (-1,46%) e Xangai (-1,43%)
  • Por aqui, na segunda, o Ibovespa fechou em queda de 0,96%, aos 115.062,54 pontos. O dólar fechou em queda de 0,38%, a R$ 5,23.

Direto de Brasília (e outros lugares)

Luiz Fux (STF) deu uma alfinetada em Paulo Guedes durante evento ontem: “É tão meu amigo que coloca no colo um filho que não é meu”. Referia-se aos pagamentos previstos no Orçamento com precatórios do ao que vem.

PUBLICIDADE

A CPI da Pandemia aprovou a convocação de Ana Cristina Valle, segunda ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro e mãe de Jair Renan. Senadores querem que ela explique sua ligação com Marconny Albernaz de Faria, apontado como lobista da Precisa Medicamentos, que tentou intermediar a compra da Covaxin.

Os deputados aprovaram ontem, por 273 votos a 211 contrários, a criação de uma quarentena para juízes, integrantes do Ministério Público, militares e policiais poderem disputar eleições. Pelo texto aprovado, eles terão de se desincompatibilizar quatro anos antes da eleição. A regra valeria apenaspara a eleição de 2026. Agora vai ao Senado.

O Brasil registrou 14.780 novos casos de Covid-19 e 800 mortes em 24 horas, segundo o Ministério da Saúde

PUBLICIDADE

Enquanto você dormia

O governo brasileiro quer aproveitar a reunião dos ministros da Agricultura do G-20 para, paralelamente à pauta do encontro, tentar reabrir o mercado chinês para a carne bovina do Brasil. Na terça, a ministra brasileira, Tereza Cristina, embarcou para Florença, na Itália, com a missão de, entre outras coisas, encontrar seu par chinês, Tang Renjian, e acelerar o processo de liberação das vendas.

As manchetes dos jornais:

  • Valor: Combustível pressiona frete no comércio
  • Folha: Governo pede novos estudos sobre horário de verão
  • Estadão: Por que variante Delta não causou explosão de internações no Brasil? Entenda
  • O Globo: Adesão à vacinação no Brasil derruba mortes, internações e contágios por Covid-19
  • NYT: Thousands of Afghans on American Military Bases Await Resettlement
  • WSJ: U.S. Retail Sales Likely Took a Hit From Delta Variant
  • Washington Post: With resounding California victory, Newsom takes control of his party in state

Agenda do dia

Indicadores Brasil: IPC-S e IGP-10 (8

Indicadores EUA: Pedidos por seguro-desemprego (9h30); vendas no varejo (9h30); estoques de empresas (11h).

PUBLICIDADE
  • Jair Bolsonaro: Reunião com Embaixador Carlos França, Ministro das Relações Exteriores; reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência; Evento CAIXA + Construção Civil.
  • Paulo Guedes (Economia): Sem compromissos agendados.
  • Roberto Campos Neto (BC): Reunião do Board of Directors promovida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Pra não ficar de fora

Este ano, o preço da gasolina sofreu nove reajustes, que acumulam alta de quase 39%. Os aumentos do preço vêm pressionando o IPCA, principal índice que mede a inflação. Em agosto, o índice subiu 0,87%, maior alta desde 2000. O segmento de transportes, puxado pelos combustíveis, teve a maior variação (1,46%) e o maior impacto (0,31 ponto percentual) no índice do mês.

Veja nessa matéria aqui esse e outros gráficos que explicam essa alta.

--Com colaboração de Michelly Teixeira

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.

Graciliano Rocha

Editor da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela UFMS. Foi correspondente internacional (2012-2015), cobriu Operação Lava Jato e foi um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018. É autor do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres" (Planeta), que figurou nas principais listas de best-sellers em 2019.