Ibovespa cai com pressão de commodities

Papéis da Vale e Petrobras são destaques negativos do índice; dólar avança com fortalecimento da moeda no exterior

Mercados locais têm mais um dia de perdas
16 de Setembro, 2021 | 02:34 PM

São Paulo — O Ibovespa segue a tendência de queda vista no início da sessão desta quinta-feira (16), enquanto o dólar opera em alta. Os movimentos são influenciados pelo clima desfavorável no exterior, com perdas em commodities e fortalecimento da moeda americana. Por aqui, os receios sobre a situação fiscal do país seguem no radar.

  • A bolsa cede mais de 1%, operando na casa dos 113.000 pontos. O recuo do minério de ferro impacta negativamente o desempenho de blue chips como a Vale (VALE3), que acabam puxando o índice para baixo. Além disso, segundo informações da Bloomberg, críticas do presidente da Câmara, Arthur Lira, à política de preços da Petrobras (PETR4) ainda impactam negativamente os preços do papel da estatal
  • O dólar opera em alta, em linha com o fortalecimento da moeda no exterior, enquanto as taxas dos juros futuros registram quedas nas partes longas e médias da curva, após a pressão devido ao leilão de títulos do Tesouro.

Contexto

“Os dados de varejo e Índice de Atividade Industrial do Fed de Filadélfia nos Estados Unidos vieram bem melhores que o esperado, ajudando a fortalecer o dólar no mercado internacional”, disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho, destacando também a alta nas taxas dos Treasuries após a divulgação dos dados.

Apesar dos dados de varejo positivo, os EUA registraram 332 mil pedidos iniciais por seguro-desemprego na última semana, acima dos 312 mil registrados na semana anterior, o que disparou alerta entre parte dos investidores.

Entre as commodities, os futuros do minério de ferro em Singapura caíram mais de 8%, no sétimo dia de perdas, diante da menor produção de aço chinesa e queda da atividade nos principais setores que usam o produto. Dados da China Iron & Steel Association mostraram produção mais baixa no início de setembro.

PUBLICIDADE

Por aqui, os debates sobre o pagamento de precatórios e o novo programa social do governo, com a possibilidade dos pagamentos judiciais ficarem de fora da regra do teto de gastos, são os assuntos mais monitorados.

Mercado agora

  • Bolsa: O Ibovespa caía 1,08%, a 113.817 pontos
    • Lideravam os ganhos em pontos Ambev (ABEV3), Lojas Renner (LREN3) e Rede D’Or (RDOR3). As ações da Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4) eram destaques negativos
  • Câmbio: Perto das 14h00, o dólar operava em alta de 0,66%, a R$ 5,25
  • Juros: A taxa para janeiro de 2022 sobe 0,5 ponto, a 7,03%, enquanto a para janeiro de 2025 cai 2 pontos, a 10,11%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones caía 0,35%, o S&P 500 0,43% e o Nasdaq, 0,35%


Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.