Ibovespa cai com dados fracos da China e perspectivas locais

Dólar oscila no final da sessão, com maior tendência de queda

Por

São Paulo — O Ibovespa encerrou a quarta-feira (15) em queda, enquanto o dólar oscila, ficando no vermelho, em um dia onde os mercados avaliaram os dados de vendas no varejo da China, que vieram abaixo das expectativas, indicando desaceleração do crescimento do país asiático. Na cena local, a revisão das perspectivas econômicas após a divulgação dos dados do IBC-Br pesaram nas negociações.

  • A bolsa encerrou abaixo 116.000 pontos, com a preocupação com os números dos dados chineses contaminando as negociações. O recuo no preço do minério de ferro, com a redução da produção de aço, fez com que os papéis da Vale (VALE3) registrassem queda significativa, pressionando ainda mais o índice para baixo.
  • O dólar chegou a subir durante a tarde mas depois inverteu a tendência, oscilando nas últimas horas de negociações. As taxas dos juros futuros subiram com a revisão das perspectivas econômicas, revertendo as fortes perdas da véspera, quando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que não vai alterar o “plano de voo” a cada novo dado de aumento de preços.

“Dados econômicos na China acenderam alerta para uma possível desaceleração no ritmo de crescimento, comprometendo crescimento global”, Camila Abdelmalack, Economista-chefe na Veedha Investimentos. Na cena doméstica, Abdelmalack pontua que a revisão das perspectivas de atividade econômica para o Brasil em 2022 também acabaram prejudicando o mercado hoje, “principalmente empresas de varejo”, destaca.

  • Câmbio: Perto das 17h30, o dólar operava em queda de 0,05%, a R$ 5,23
  • Bolsa: O Ibovespa caiu 0,96%, a 115.062 pontos
    • Lideraram os ganhos em pontos Petrobras (PETR4 e PETR3), PetroRio (PRIO3) e Bradespar (BRAP4). As ações da Vale (VALE3), Itaú (ITUB4) e Ambev (ABEV3) foram destaques negativos
  • Juros: A taxa para janeiro de 2022 subiu 1,5 ponto, a 7,025%, enquanto a para janeiro de 2025 avançou 10 pontos, a 10,14%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones fechou em alta de 0,68%, o S&P 500 0,85% e o Nasdaq, 0,82%
  • Bitcoin: Perto das 18h00, a criptomoeda operava em alta de 3,35%, a US$ 48.099

Leia também

B3 deve listar duas novas companhias na última semana de setembro

Brasil quer usar G-20 para negociar reabertura das vendas de carne para China

Gráficos e memes explicam alta da gasolina de um jeito simples