URGENTE: Inflação americana anual avança 5,3% em agosto, em linha com o esperado

Investidores olham avanço de preços com atenção para possíveis sinais sobre o timing para redução de estímulos do Federal Reserve

Inflação é pressionada por maiores custos na cadeia de abastecimento global
14 de Setembro, 2021 | 09:35 AM

Bloomberg Línea — A inflação nos Estados Unidos medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 5,3% em agosto na base anual, em linha com as expectativas medidas pela Bloomberg, enquanto, no mês, avançou 0,3%, pouco abaixo do esperado de 0,4%. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Estatísticas do país nesta terça-feira (14).

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o chamado núcleo da inflação subiu 0,1% em relação ao mês anterior, o menor ganho desde fevereiro.

Investidores aguardavam com atenção os dados, à espera de sinais de que o avanço contínuo da inflação no país possa antecipar o timing para a redução de estímulos por parte do Federal Reserve.

O avanço em linha com o esperado segue um relatório da semana passada que apontou que os preços ao produtor dos EUA subiram mais do que o previsto em agosto, uma vez que interrupções na cadeia de abastecimento aumentaram os custos.

PUBLICIDADE

Leia também

IPOs levam startups brasileiras a repensar processos, controles e governança

Mercados internacionais aguardam dados de inflação antes de fazerem suas apostas

Minério atinge menor cotação do ano com demanda mais fraca

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.