São Paulo — O principal índice da B3 opera em leve alta no início da sessão desta terça-feira (14), com avanço limitado pelos recuos de mais de 1% nos papéis da Petrobras (PETR4 e PETR3), além da queda da ação da Vale (VALE3). A estatal vem perdendo com os comentários quanto aos preços da gasolina. A petroleira virou alvo de uma ação civil pública movida por 12 estados e pelo Distrito Federal na Justiça Federal que pede a retirada imediata de uma propaganda sobre alta dos preços da gasolina de seu site e redes sociais.
O exterior também não ajuda tanto a dar uma direção mais clara. Apesar do resultado melhor que o esperado da inflação norte-americana - que reforça o discurso do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve, de que a alta dos preços é transitória - as bolsas por lá oscilam com maior pressão baixista.
- Perto das 11h15, o Ibovespa subia 0,17%, a 116.602 pontos
- No mesmo horário, Petrobras PN (PETR4) caía 0,80% e Vale (VALE3), 1,20%, pressionada pela queda do minério
- O dólar subia 0,25%, a R$ 5,247, enquanto a curva de juros opera sem direção única. O vencimento para janeiro próximo cai 24,5 pontos-base, para 7,050%, enquanto o DI para janeiro de 2027 opera estável, a 10,490%
- Nos EUA, o Nasdaq opera em estabilidade, enquanto o S&P 500 cai 0,15% e o Dow Jones, 0,26%
Contexto
A inflação nos Estados Unidos medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 5,3% em agosto na base anual, em linha com as expectativas medidas pela Bloomberg, enquanto, no mês, avançou 0,3%, pouco abaixo do esperado de 0,4%. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Estatísticas do país nesta terça-feira (14).
“A reação automática é positiva e alimentará um coro de conversas sobre ’a inflação atingiu o pico‘”, escreveu Adam Crisafulli, o fundador da Vital Knowledge, em uma nota, de acordo com a Bloomberg News. “Achamos que realmente atingiu o pico, mas isso não é uma razão para comprar ações (pelo menos não agora) - a inflação ainda está elevada em uma base absoluta, o Fed ainda vai reduzir compras e o mercado tem uma infinidade de outros ventos contrários macro resolver.”
Por aqui, o cenário político segue acompanhado de perto - mas um pouco mas em segundo plano do que nos últimos dias -, enquanto a CPI da Covid no Senado se aproxima do fim. A questão fiscal toma o primeiro plano mais uma vez, após o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentar em evento pela manhã que a autarquia irá levar a taxa básica de juros “para onde precisar levar” para cumprir a meta de inflação.
Leia também
IPOs levam startups brasileiras a repensar processos, controles e governança
Spac patrocinado pelo Mercado Livre entra com pedido de IPO de US$ 250 milhões na Nasdaq
Ocasio-Cortez pede ‘taxação dos ricos’ em baile de gala no Metropolitan