Bloomberg — O Bank of America Corp. anunciou as maiores mudanças na administração desde a crise financeira, substituindo o CFO e promovendo cinco novos membros para a equipe de alta administração, incluindo três mulheres.
Alastair Borthwick, presidente de serviços bancários comerciais globais, substituirá o CFO Paul Donofrio no próximo trimestre, informou a empresa na sexta-feira em um memorando interno acessado pela Bloomberg News. Dean Athanasia, chefe da unidade de consumo e pequenas empresas, assumirá a diretoria do banco comercial. Sanaz Zaimi, chefe de vendas de renda fixa, câmbio e commodities, deixará a empresa, segundo o memorando.
As mudanças refletem o “esforço contínuo do banco para desenvolver gerações de líderes diversificados com muita experiência e energia para impulsionar o crescimento da empresa”, disse o CEO Brian Moynihan, de 61 anos, no memorando. “Continuará sendo um privilégio trabalhar com eles como CEO enquanto impulsionamos o crescimento responsável em sua segunda década”.
Os novos subordinados diretos de Moynihan são Matthew Koder, Jim DeMare, Bernie Mensah, Lauren Mogensen, Aditya Bhasin, Tom Scrivener, Steve Boland, Bruce Thompson e Alastair Borthwick, segundo pessoas familiarizadas com as mudanças.
A reorganização ocorreu depois do anúncio, no mês passado, de que o diretor de operações Thomas Montag planejava deixar a empresa. Montag, que também é responsável pelas operações de banco de investimento, planeja se aposentar no final do ano, assim como a vice-presidente Anne Finucane. Ambos os executivos continuarão sendo membros do conselho consultivo global da empresa, informou o Bank of America, com sede em Charlotte, Carolina do Norte, em agosto.
Veja mais: Millennium e Barclays contratam ex-funcionários do Bank of America em Paris
Montag supervisiona o banco de investimento desde que ingressou no Bank of America por meio da aquisição da Merrill Lynch durante a crise financeira de 2008.
Os novos membros da equipe de liderança são Bhasin, Mogensen, Holly O’Neill, Scrivener e Wendy Stewart, de acordo com o memorando.
Donofrio, o CFO, se tornará vice-presidente e supervisionará as finanças sustentáveis.
Andrea Smith, diretora administrativa, se aposentará no final do ano, depois de quase 34 anos no banco, de acordo com o memorando.
No ano passado, a empresa promoveu oito executivos à sua equipe de liderança, que toma as maiores decisões da empresa. Essas mudanças ocorreram uma década depois que Moynihan assumiu o comando em meio à crise financeira global. Desde então, ele liderou o banco em outro período de turbulência econômica, desta vez causada pela pandemia do coronavírus.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Bruno Saraiva, do BofA, vê ano recorde para ofertas de ações
Latam busca mais US$ 750 mi e pede mais tempo para negociar reorganização
Biden tem oportunidade de remodelar Federal Reserve com minorias à frente
© 2021 Bloomberg L.P.