Covid alerta mercado sobre risco de antibióticos na agricultura

No mês passado, um grupo de líderes globais disse que o uso mais responsável de antibióticos deve ser uma das prioridades para proteger medicamentos vitais

Setor agrícola é o maior comprador de antibióticos, que são usados para prevenir doenças e promover o crescimento de animais, mesmo os saudáveis
Por Khadija Kothia
06 de Setembro, 2021 | 02:59 PM

Bloomberg — A crise de Covid-19 chama a atenção de investidores para o uso excessivo de antibióticos na agricultura, o que aumenta o risco de causar futuras pandemias, de acordo com o Fairr.

O grupo, que faz lobby para melhorar as práticas na criação de animais, disse que investidores estão analisando mais de perto como o uso exagerado de medicamentos causa resistência antimicrobiana que, quando transmitida aos humanos, dificulta o tratamento de doenças.

PUBLICIDADE

O setor agrícola é o maior comprador de antibióticos, que são usados para prevenir doenças e promover o crescimento de animais, mesmo os saudáveis. No mês passado, um grupo de líderes globais disse que o uso mais responsável de antibióticos deve ser uma das prioridades para proteger medicamentos vitais. A iniciativa Investor Action on AMR, que a Fairr ajudou a lançar no ano passado, agora tem o apoio de mais de uma dúzia de investidores com cerca de US$ 11 trilhões em ativos.

Veja mais: Escrutínio para fundos de ESG aumenta com explosão de greenwashing

A EOS, da Federated Hermes, um dos investidores que fazem parte da iniciativa, disse que “intensificou o engajamento” em toda a indústria de alimentos para mais ações.

PUBLICIDADE

A Covid-19 colocou os “impactos de uma futura pandemia de resistência antimicrobiana claramente na mente dos investidores”, disse Bruce Duguid, chefe de governança da EOS em Londres. “A principal diferença com a Covid é que a AMR (sigla em inglês para resistência antimicrobiana) pode ser totalmente evitada se pudermos tomar as medidas corretas para evitar o uso excessivo de antibióticos essenciais para a saúde humana, e agora é a hora de agir.”

Investidores também estão de olho nas chamadas agritechs em busca de soluções. O Cibus, da ADM Capital, investiu na Connecterra, uma startup holandesa que usa inteligência artificial para detectar doenças em bovinos com mais rapidez e diminuir o uso de antibióticos. O Cibus planeja investir mais na Connecterra em breve, disse Alastair Cooper, chefe de investimentos em estágio inicial.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

BlackRock adquire mais de 5% do BTG Pactual

Raízen contrata corretora do Citi como formador de mercado para suas ações

Mulheres na diretoria amenizam custos de empréstimos das empresas