Pragas estão avançando por todo território americano à medida que o outono avança, transformando todo o verde em gramados opacos numa faixa que avança da Virgínia para o nordeste do país.
“Esse não é um comportamento normal da lagarta-militar durante esta estação”, explica o entomologista Thomas Kuhar, professor da Polytechnic Institute and State University, a universidade de tecnologia da Virgínia. “Ao que parece as lagartas estão apenas devorando o que veem pela frente”.
Kuhar afirma que nunca viu nada parecido em 30 anos, e que essas pragas são frequentemente encontradas em lavouras de milho, arroz e sorgo, um cereal. Mas desta vez, o surto está visando seletivamente gramados e alguns campos de feno, e não lavouras.
As larvas costumam se instalar antes do gramado ficar marrom, o que é comum no outono, pelo menos três semanas ou um mês antes, e então se tornam mariposas - uma única fêmea pode colocar até 1.500 ovos. Kuhar acredita que as tais mariposas viajaram de estados do sul dos Estados Unidos, por conta dos ventos fortes e alterações climáticas.
As lagartas-militares são um grande problema em países da África. No ano passado, cerca de 15% da safra de milho da Zâmbia foi infestada, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Os invasores também contribuíram para uma queda de 4% na safra de milho da China, elevando os preços do grão e forçando o país asiático a abrir seus estoques de reserva.
© 2021 Bloomberg L.P.