Empresas dos EUA criam menos empregos do que o esperado em agosto

Conforme dados do ADP, foram registradas 374 mil contratações no mês passado, aquém de todas as estimativas de pesquisa Bloomberg com economistas

Dado sugere que as empresas ainda estão lutando para atrair candidatos e preencher um número recorde de vagas
Por Reade Pickert
01 de Setembro, 2021 | 10:29 AM

Bloomberg — As empresas americanas criaram menos empregos do que o esperado em agosto, refletindo os desafios persistentes de contratação e sugerindo uma desaceleração na recuperação do mercado de trabalho.

A folha de pagamento das empresas aumentou em 374.000 no mês passado, após um ganho revisado de 326.000 em julho, de acordo com dados do ADP Research Institute divulgados na quarta-feira. O número ficou aquém de todas as estimativas de uma pesquisa da Bloomberg com economistas.

Crescimento de empregos em companhias americanas foi moderado nos últimos meses

O ganho de contratação mais fraco do que o esperado sugere que as empresas ainda estão lutando para atrair candidatos e preencher um número recorde de vagas. Ao mesmo tempo, a variante delta pode apresentar ventos contrários adicionais para a contratação se os gastos do consumidor em serviços como jantar fora diminuírem significativamente.

O emprego no setor de serviços aumentou 329.000 em agosto. A folha de pagamento dos negócios de lazer e hotelaria avançou 201 mil no mês. O emprego em produtores de bens aumentou 45.000, liderado por um salto de 30.000 na construção.

PUBLICIDADE

“A variante delta da Covid-19 parece ter prejudicado a recuperação do mercado de trabalho”, disse Mark Zandi, economista-chefe da Moody’s Analytics, em um comunicado. “O crescimento do emprego continua forte, mas bem fora do ritmo dos últimos meses.

O ganho combinado da folha de pagamento em julho e agosto foi o mais lento desde o início do ano, de acordo com o ADP.

Os números vêm um pouco antes do relatório mensal de empregos do governo, o Payroll, esperado para sexta-feira (3), e os economistas esperam que as folhas de pagamento privadas aumentem em 652.000 em agosto. Prevê-se que a taxa de desemprego caia para 5,2% à medida que a participação aumenta.

O aumento nas folhas de pagamento de agosto foi amplo para todos os tamanhos de empresas. As empresas com 500 ou mais trabalhadores adicionaram 138.000, enquanto as pequenas empresas assumiram 86.000.

Os dados da folha de pagamento do ADP representam empresas que empregam quase 26 milhões de trabalhadores nos EUA.

Veja mais em bloomberg.com