Bloomberg — O presidente Joe Biden classificou a retirada aérea dos Estados Unidos de Cabul como um empreendimento histórico, em um discurso que marcou o fim dos 20 anos de presença militar dos americanos no Afeganistão, após uma retirada sangrenta das forças armadas que deixou o país nas mãos do Taliban.
“Ontem à noite em Cabul, os Estados Unidos acabaram com 20 anos de guerra no Afeganistão”, disse Biden na tarde de terça-feira (31) no State Dining Room da Casa Branca após a conclusão da evacuação.
Os republicanos disseram que Biden deveria ter prorrogado o prazo de 31 de agosto para a saída até que todos os americanos fossem retirados do país. Cerca de 200 americanos permanecem no Afeganistão, de acordo com o Departamento de Estado, e o presidente disse que sua decisão não foi “arbitrária”.
O prazo “foi projetado para salvar vidas americanas”, disse ele. Os EUA teriam arriscado baixas em um novo combate com o Taliban se suas forças permanecessem, disse ele.
“Eu não estenderia essa guerra para sempre e não estenderia uma saída para sempre”, disse ele. “Era hora de acabar com esta guerra”, acrescentou ele, batendo com o punho no púlpito.
Biden descreveu a retirada aérea dos EUA do aeroporto de Cabul no mês passado como sem precedentes. Mais de 117.000 pessoas foram removidas, incluindo cerca de 6.000 americanos.
“Nenhuma nação, nenhuma nação jamais fez algo parecido em toda a história”, disse.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Ibovespa recua e caminha para fechar agosto no vermelho
Como a ‘cultura dos brothers’ atrasa o ecossistema de inovação brasileiro
© 2021 Bloomberg L.P.