Gasolina e petróleo sobem após o furacão Ida ameaçar suprimento de combustíveis nos EUA

A gasolina para outubro subiu 4,4% em Nova York, com a retomada dos negócios eletrônicos após o fim de semana, enquanto o petróleo do tipo WTI (West Texas Intermediate) ficou 0,7% mais caro

Por

Os preços futuros da gasolina subiram junto com o petróleo depois que o furacão Ida atingiu a costa da Louisiana, interrompendo o fornecimento de energia na maior economia do mundo em um momento de alta nos preços das commodities.

A gasolina para outubro subiu 4,4% em Nova York, com a retomada dos negócios eletrônicos após o fim de semana, enquanto o petróleo do tipo WTI (West Texas Intermediate) ficou 0,7% mais caro. Na semana passada, o WTI subiu 10% enquanto os investidores apostavam que a demanda global resistiria ao revés representado pela disseminação da variante delta do coronavírus.

Refinarias, incluindo Valero Energy Corp. e Marathon Petroleum Corp. que fecharam, já haviam reduzido em cerca de 12% a capacidade de processamento de petróleo dos EUA como precaução antes da tempestade de categoria 4, que trouxe ventos mais fortes do que o Katrina em 2005, quando atingiu o continente. A Colonial Pipeline Co., operadora do maior sistema de distribuição de combustível dos centros de refino no Texas e Louisiana para clientes em todo o leste dos EUA, disse no domingo que havia paralisado seus principais oleodutos.

Os preços da gasolina no sudeste dos EUA podem subir no final do verão se as refinarias sofrerem grandes danos ou não puderem obter energia e forem forçadas a permanecer fechadas por um período prolongado, aumentando a inflação de preços que atinge os americanos. Os produtores da Europa já estão se preparando para preencher qualquer lacuna nos suprimentos disponíveis no porto de Nova York, fretando provisoriamente navios-tanque. Ainda assim, isso levaria até duas semanas para cruzar o Atlântico.

“Para uma categoria 4, você poderia esperar de quatro a seis semanas ou mais de tempo de inatividade para as refinarias”, disse Andy Lipow, presidente da Lipow Oil Associates LLC em Houston.

Tanto os preços do petróleo quanto de gasolina foram atingidos por negociações voláteis neste mês, com os investidores avaliando o desafio ao consumo representado pela variante delta, o que estimulou especulações de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) podem desistir de um plano para ampliar o suprimentos. Após a valorização da semana passada, juntamente com o aumento adicional nos preços ocasionado pelos temores em relação ao furacão Ida, espera-se que a aliança de produtores prossiga com as discussões quando se reunir em 1º de setembro.

Preços:

  • O contrato da gasolina para setembro, que vence na terça-feira, ganhou 2,8%, para US$ 2,3375 o galão às 6h39 em Singapura.
  • O contrato da gasolina para outubro subiu 2,2%, para US$ 2,1661.
  • O WTI para entrega em outubro aumentou 0,7%, para $ 69,25 o barril.

O furacão Ida, que chegou a cerca de 60 milhas ao sul de Nova Orleans, elevou o nível do oceano em até 16 pés (4,9 metros). Os ventos de 150 milhas por hora do furacão batem o recorde na Louisiana desde o furacão Laura em 2020 e uma tempestade do século 19. À medida que a tempestade se aproximava, os produtores do Golfo do México suspenderam em 1,74 milhão de barris por dia a produção de petróleo, cerca de 15% do total do país.

- Com a ajuda de Simon Casey.