O principal do dia: Explosão em Cabul e Jackson Hole marcam semana tensa para mercados

BREAKFAST: Mercados internacionais recuam antes de aguardado discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell; no Brasil, Bolsonaro e Guedes receiam alta da energia

Por

O tão esperado simpósio de Jackson Hole, que manteve os mercados internacionais cautelosos ao longo de toda a semana, tem início nesta sexta-feira (27), com a expectativa pelo discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, marcando o sentimento do mercado agora pela manhã. Durante a fala, marcada para às 11h, horário de Brasília, os investidores devem ficar atentos a indicativos sobre uma possível redução dos estímulos à economia americana, que poderia impactar o apetite por ativos considerados de risco, como os de economias emergentes.

Também ajuda a manter os mercados no vermelho o atentado em Cabul assumido pelo braço do Estado Islâmico no Afeganistão, que matou ao menos 73 pessoas e colocou a decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, de retirada das tropas americanas do país, sob escrutínio internacional mais uma vez.

Por aqui, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 2, pela constitucionalidade da lei que deu autonomia ao Banco Central brasileiro, o que pode ajudar a acalmar os mercados. No radar, ficam os comentários do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente Jair Bolsonaro, de receios com a pressão das tarifas de energia na inflação.

  • Futuros americanos em alta, com Dow Jones (+0,25%), S&P 500 (+0,3%) e Nasdaq (+0,35%).
  • Bolsas asiáticas fecharam em queda: Tóquio/Nikkei 225 (-0,36%), Hong Kong/Hang Seng (-0,03%) e Xangai (+0,59%)
  • Por aqui, Ibovespa fechou em queda 1,73%, a 118.723 pontos, enquanto o dólar fechou em alta de 0,97%, a R$ 5,26.
  • Bitcoin valendo US$ 47.697 (+1,73%) agora pela manhã

Direto de Brasília (e outros lugares)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou, nesta quinta-feira (26), que a conta de energia elétrica deve ficar mais cara devido à crise hídrica.

“Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente [o ICMS], eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando”.

Paulo Guedes, ministro da Economia
  • O presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir que a população “ajude a economizar energia” nesta manhã, em conversa com apoiadores antes de embarcar para Goiás, e disse “não querer inflação alta” no país.
  • O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 2, pela constitucionalidade da lei que deu autonomia ao Banco Central brasileiro. A maioria reconheceu que não houve vícios na tramitação do projeto no Congresso.
  • A ação foi apresentada pelo PT e pelo PSOL e questionava o procedimento sobre se o projeto de lei deveria ter sido apresentado pelo presidente da República, já que teve iniciativa parlamentar.


Manchetes dos jornais

  • Gestores elevam tom de críticas ao governo (Valor)
  • Bolsonaro diz que hidrelétricas podem parar de funcionar e pede para ‘apagar um ponto de luz em casa’ (Folha de S.Paulo)
  • Revisão do Código Eleitoral afrouxa Ficha Limpa e reduz causas que tornam político inelegível (O Globo)
  • Após pressão, PM instaura inquérito contra coronel; Doria quer usar caso como exemplo (O Estado de S.Paulo)
  • Afghanistan Live Updates: Flights Resume at Kabul Airport After Deadly Attacks (New York Times)
  • U.S. Forces Brace for More Attacks After Bloody Day in Kabul (Wall Street Journal)
  • Kabul airport blasts kill 13 U.S. troops, dozens of Afghans (Washington Post)

Na Bloomberg Línea

A Sinqia, fornecedora de softwares para o mercado financeiro, iniciou nesta quinta-feira (26) o roadshow de sua oferta restrita de ações no Brasil e no exterior. O bookbuilding está previsto para ser encerrado no próximo dia 2 de setembro, com início de negociação das ações na B3 no próximo dia 6.

Agenda do dia

  • Indicadores Brasil: PPI manufatura (9h); volume de crédito e taxa de inadimplência (9h30).
  • Indicadores EUA: Balança comercial (9h30); estoques no atacado e varejo (9h30); renda pessoal e gastos pessoais (9h30); sentimento Universidade de Michigan (11h); discurso do presidente do Fed, Jerome Powell (11h)
  • Bolsonaro: Solenidade de Passagem do Comando de Operações Especiais.
  • Paulo Guedes (Economia): Reunião com o chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais, Esteves Colnago; reunião com o secretário Especial da Receita Federal, José Tostes; reunião com o secretário Especial de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.
  • Roberto Campos Neto (BC): Participa do Seminário Esfera Brasil “O Futuro dos Bancos”, promovido pela Esfera Brasil.

Leia também