Minério de ferro avança com aposta de aceleração na China

Os mercados de aço e minério de ferro são considerados barômetros dos planos de infraestrutura do país e de perspectivas de crescimento mais amplas

Por

Bloomberg — A tonelada do minério de ferro voltou a ser cotada acima de US$ 150, com os investidores apostando que os esforços da China para atingir as metas econômicas impulsionarão a demanda. Preocupações com a oferta contribuíram para o avanço.

A China se esforçará para atingir os principais objetivos de desenvolvimento econômico e social este ano e manterá as rigorosas medidas de controle do coronavírus, afirmou o presidente Xi Jinping em artigo publicado na primeira página do Diário Popular nesta quinta-feira. Xi acrescentou que o desenvolvimento industrial é prioridade máxima para revitalizar áreas rurais. Os mercados de aço e minério de ferro são considerados barômetros dos planos de infraestrutura do país e de perspectivas de crescimento mais amplas.

Os contratos futuros de minério de ferro se recuperam de um tombo no último mês, reagindo a dados da indústria apontando para o aumento da produção de aço nos últimos dias e otimismo em torno das políticas do governo chinês para sustentar a expansão.

Os preços podem continuar subindo no curto prazo porque menos carregamentos estão chegando aos portos esta semana, explicou Liu Huifeng, analista da Donghai Futures. Segundo ela, boas margens de lucro e estoques baixos de minério de ferro nas siderúrgicas sustentam o consumo. Ainda assim, o aumento da oferta ao longo do resto do ano e a grande chance de cortes na produção siderúrgica no quarto trimestre podem prejudicar a demanda por minério, acrescentou.

Investidores também esperam retomada da atividade na China após o país ter conseguido conter um surto provocado pela variante delta.

O trânsito voltou a ficar intenso e o segundo porto mais movimentado da China voltou a funcionar na quarta-feira, após duas semanas de paralisação.

Os contratos futuros na Bolsa de Cingapura chegaram a subir 4,9% para US$ 152,90 a tonelada. Os preços estão prestes a interromper uma sequência de cinco semanas de perdas. A cotação do minério de ferro também avançou na China, enquanto os contratos futuros de aço recuaram.

Veja mais em bloomberg.com