Bloomberg — Os lucros semestrais da Country Garden Holdings se recuperaram após a maior incorporadora da China em vendas apontar a um panorama incerto com as restrições sobre os preços de imóveis que aumentam na segunda maior economia do mundo.
O lucro líquido básico, ajustado para reavaliações de imóveis, subiu 4,2%, chegando a 15,2 bilhões de yuans (US$ 2,4 bilhões) no semestre encerrado em 30 de junho em relação ao ano anterior, disse a empresa com sede em Foshan na terça-feira. A receita subiu 27%, chegando a 235 bilhões de yuans.
“Ainda temos muito a fazer pela urbanização da China, que apresenta oportunidades e desafios para o setor imobiliário”, disse o presidente Mo Bin em uma declaração quando sinalizou que a empresa manterá sua estratégia de ficar no mercado de imóveis de baixo custo, em contraste com a maioria de seus concorrentes, que visa compradores afluentes em centros econômicos.
A Country Garden visa cidades menores, onde as autoridades locais impuseram menos limites sobre os preços de imóveis, enquanto os órgãos reguladores intensificam os esforços para controlar o desenfreado mercado imobiliário da China. As decisões mais recentes incluíram impedir que fundos de private equity arrecadassem dinheiro para investir em empreendimentos imobiliários residenciais, ao mesmo tempo em que interromperam temporariamente os leilões de terrenos em algumas das principais cidades.
As ações da incorporadora subiram 0,4% às 15h22, reduzindo os prejuízos para cerca de 23% neste ano.
Veja mais: Pressão regulatória atinge mais setores em ‘nova China’ de Xi
O foco da empresa em atrair trabalhadores migrantes que desejam apartamentos acessíveis em cidades menores ajudou-a a suportar as restrições sobre o preço de imóveis neste ano. Embora mais cidades acompanhem as grandes metrópoles ao proibir não residentes de comprar apartamentos, as restrições nas cidades menores foram mais leves até o momento.
Os três parâmetros
Em comparação com concorrentes, como o China Evergrande Group, a Country Garden é menos afetada pelos “três limites” de Pequim – os parâmetros de dívidas que as incorporadoras terão de cumprir se quiserem tomar mais empréstimos.
A empresa progrediu nos três parâmetros nos seis primeiros meses, segundo cálculos da Bloomberg com base em dados da empresa. Ainda assim, a Country Garden fica atrás no que diz respeito ao índice de passivos para ativos, que superou o teto exigido de 70%.
Analisando mais à frente, as promoções agressivas de vendas dos concorrentes, incluindo o China Evergrande Group, poderão fazer com que a Country Garden ofereça descontos na próxima temporada de vendas, o que possivelmente vai diminuir sua margem, escreveu o analista da Bloomberg Intelligence Patrick Wong em nota no início do mês.
Veja mais em bloomberg.com
LEIA TAMBÉM
Petróleo tem 2ª alta seguida com otimismo tímido pela variante delta
Quem está fazendo a Bolsa brasileira cair? Não são os investidores estrangeiros
© 2021 Bloomberg L.P.