Michael Bloomberg fala sobre o início da operação no aniversário de 40 anos da empresa

Empresário participa nesta terça da abertura do Expert 2021, evento on-line da XP

Michael Bloomberg fala sobre início da operação da Bloomberg
23 de Agosto, 2021 | 01:55 PM

São Paulo — O empresário Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York por três mandatos, atribui ao talento dos funcionários e ao trabalho conjunto das equipes o segredo de sucesso de empresas e de organizações bem-sucedidas em geral. Fundador da Bloomberg LP, o empresário participa nesta terça (24), às 12h (horário de Brasília), da abertura do Expert 2021, evento on-line sobre o panorama econômico e de investimentos da XP. A Bloomberg comemora este ano o seu 40º aniversário.

“Acredito que o segredo é colocar as pessoas juntas, seja em uma empresa, uma família ou qualquer coisa no meio. Qualquer um que pensa que você pode fazer isso sozinho não é muito inteligente para mim ou não pode fazer isso muito bem”, disse. “E o segredo da Bloomberg são os funcionários da empresa e o fato de trabalharem juntos”, disse.

No evento da XP, Michael Bloomberg deve falar sobre os desafios atuais dos mercados na retomada do pós-pandemia, além de sustentabilidade, digitalização e dos aprendizados recentes na gestão das cidades. A Bloomberg Línea é uma parceria entre a Bloomberg Media e a Falic Media na América Latina. Michael Bloomberg é o fundador e maior acionista da Bloomberg LP.

O empresário conta que decidiu abrir a empresa com outros três colegas, após ser demitido do Salomon Brothers, banco de investimentos de Wall Street onde trabalhou por 15 anos. Ele viu uma oportunidade ao prover dados e informações confiáveis sobre companhias, ações e títulos para os traders reduzirem eventuais riscos de suas negociações.

PUBLICIDADE

“Às vezes, você só precisa de alguém para pressioná-lo a fazer algo diferente. Ninguém me ligou para me oferecer um emprego, então decidi que iria abrir uma empresa”, disse, lembrando que naquela época já existiam duas companhias _Telerate e Reuters_ no segmento, mas apenas com dados básicos de tela de negócios.

“Bem, [pensei] talvez eles [traders] queiram desenhar um gráfico. Talvez eles queiram fazer uma tabela. Talvez eles queiram enviar uma mensagem. Talvez eles queiram fazer um cálculo. Talvez eles queiram oferecer às pessoas algumas transações. E eles [Reuters e Telerate] não estavam se concentrando nisso, então decidi abrir uma empresa”, disse.

Segundo Bloomberg, no início, ninguém pensava que havia algum valor especial em reunir essas informações. “E levou quatro anos, talvez, antes que eles descobrissem: ‘Oh, espere, talvez haja algum valor.’ Mas naquela época, tínhamos o que na América chamamos de vantagem do primeiro usuário. E estávamos muito à frente”, disse.

Para o empresário, a liderança neste e em outros negócios passa por uma busca constante de aperfeiçoamento. “Temos que continuar fazendo nosso produto melhor e mais rápido, com mais precisão e confiabilidade”, afirmou.

Bloomberg também recomenda não menosprezar a concorrência, sob pena de ficar para trás. “Assim que acharmos que eles não vão nos alcançar, é quando teremos problemas. E esse é o verdadeiro desafio de uma empresa como a nossa. Temos tido muito sucesso, mas você precisa continuar correndo. E quanto mais sucesso você tiver, mais difícil será continuar correndo e estar à frente... porque você é mais um alvo”, disse.