Starbucks abre centro de apoio ao cafeicultor no Brasil e busca ampliar número de fornecedores

Objetivo da empresa é se aproximar dos produtores para buscar um fornecimento mais sustentável de matéria-prima, oferecendo projetos, workshops e treinamentos aos agricultores

Starbucks Locations Ahead Of Earnings Figures
17 de Agosto, 2021 | 11:51 AM

São Paulo — A Starbucks inaugurou hoje seu primeiro centro de apoio ao agricultor no Brasil. Essa é a décima unidade que a empresa possui no mundo e a segunda na América do Sul. Instalado em Varginha (MG), a unidade tem por objetivo levar aos produtores de café do Brasil o compromisso da empresa com o fornecimento de produtos de forma responsável.

“A inauguração do Starbucks Brazil Farmer Support Center representa um marco importante nos investimentos contínuos da Starbucks nas comunidades produtoras de café. Acreditamos que o conhecimento que acumulamos desempenhará um papel significativo em nossos esforços para elevar a cadeia de abastecimento da cafeicultura no Brasil e no mundo”, disse em nota Alfredo Nuno, diretor do Global Farmer Support Centers e Hacienda Alsacia da Starbucks.

PUBLICIDADE

O novo centro também será a base do programa C.A.F.E. Práticas, que verifica e qualifica se os fornecedores da empresa estão seguindo os critérios econômicos, sociais e ambientais de produção. A ideia é que um número maior de produtores possam ser treinados de forma a fazer parte da lista de fornecedores.

“A presença física da Starbucks por meio do novo Centro de Apoio ao Agricultor do Brasil permitirá conversas mais diretas, oportunas e no campo com os muitos agricultores de nossa cooperativa”, disse Lucio Dias, diretor da Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé. “Esperamos fortalecer nosso relacionamento com a Starbucks e trabalhar juntos para promover nosso objetivo mútuo de produzir café de alta qualidade, que cumpra os dois critérios C.A.F.E. Práticas e regras e regulamentos locais de forma sustentável”.

Globalmente, desde a abertura do primeiro Centro de Apoio ao Agricultor da Starbucks em 2004 na Costa Rica, a empresa treinou mais de 200.000 agricultores por meio do programa.

Alexandre Inacio

Jornalista brasileiro, com mais de 20 anos de carreira, editor da Bloomberg Línea. Com passagens pela Gazeta Mercantil, Broadcast (Agência Estado) e Valor Econômico, também atuou como chefe de comunicação de multinacionais, órgãos públicos e como consultor de inteligência de mercado de commodities.