São Paulo — O grupo paulista Ultrapar assinou o contrato de venda da indústria química Oxiteno, em mais um passo para concluir a racionalização do seu portfólio. O acordo de venda foi fechado com a tailandesa Indorama Ventures PLC por US$ 1,3 bilhão, sendo US$ 150 milhões a ser pagos após dois anos.
Os desinvestimentos da Ultrapar já incluíram a rede de farmácias Extrafarma, vendida em maio para a Pague Menos, e a ConectCar, empresa de meios de pagamento eletrônico, adquirida pelo Porto Seguro, em junho.
“Os desinvestimentos permitem também maior foco na gestão e m elhora da estrutura de capital”, destacou a Ultrapar, em comunicado enviado ao mercado, nesta segunda-feira (16).
A compradora, a Indorama Ventures PLC, é uma das maiores produtoras de petroquímica no mundo, com atuação em resinas PET, fibras de poliéster, óxidos integrados e seus derivados.
“A venda para Indorama proporcionará à Oxiteno acionista com foco no setor químico global e sinergias na cadeia de óxidos integrados e derivados, principalmente no portfólio de tensoativos”, informou a Utra.
Perfil
A Oxiteno é uma das maiores produtoras de óxido de eteno e de seus principais derivados na América Latina, grande produtora de especialidades químicas e a única produtora de álcoois graxos e co-produtos na América Latina.
A Oxiteno possui doze unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, Uruguai, México e Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia.
Seus produtos são empregados em muitos setores industriais, como cosméticos, detergentes, defensivos agrícolas, poliéster, embalagens, petróleo e tintas e vernizes.
CEOs
Frederico Curado, diretor-presidente do Grupo Ultra, divulgou a seguinte declaração: “Essa transação conclui uma etapa importante no processo de reorientação estratégica de nossos investimentos, permitindo que o Grupo se concentre no fortalecimento contínuo de seus negócios principais, com um portfólio mais complementar e sinérgico nos setores em que temos conhecimento e vantagens competitivas. A Oxiteno, criada e desenvolvida pelo Grupo Ultra ao longo de 40 anos, tem posição destacada no Brasil e na América Latina. Este acordo para venda da empresa a um dos líderes globais da indústria química, com sinergias relevantes, nos permitiu alcançar uma transação com geração de valor para a Ultrapar, para a Indorama Ventures e demais stakeholders das empresas”.
Aloke Lohia, CEO do Grupo Indorama Ventures, também se pronunciou: “Essa aquisição é natural e adequada. Temos uma trajetória sólida e bem sucedida de integração de 50 aquisições nos últimos 20 anos. Junto com a Oxiteno, estamos criando uma companhia global com uma posição única em tensoativos”.