Bloomberg — O maior canal de comércio dos Estados Unidos com a Ásia está congestionado com o maior número de navios porta-contêineres desembarcando em mais de seis meses, o que ameaça atrasar ainda mais o transporte de mercadorias, reduzir as margens de importadores americanos e aumentar os preços para consumidores.
No final do domingo, 37 navios estavam ancorados aguardando para atracar nos portos gêmeos de Los Angeles e Long Beach, Califórnia, o maior número desde o início de fevereiro, segundo autoridades que monitoram o tráfego marítimo na Baía de San Pedro. O número é quase o dobro da fila em meados de julho e perto do recorde de 40 navios ancorados em 1º de fevereiro.
A espera média por espaço para atracar estava em 6,2 dias, em comparação com 5,7 no final de junho, de acordo com dados do porto de Los Angeles. Esse número atingiu o pico aproximado de 8 dias em abril.
As rotas comerciais transpacíficas foram afetadas nos últimos dias pelo fechamento parcial de um grande porto na China por causa de surtos de Covid-19 entre funcionários. Isso tem contribuído para reduzir a já apertada capacidade de transporte por contêineres globalmente e para manter as taxas de frete marítimo perto de níveis recordes.
Leia mais em bloomberg.com
©2021 Bloomberg L.P.