São Paulo — A Samsung anunciou que irá participar de um projeto piloto para a criação de uma digital própria do banco central da Coreia do Sul, a chamada CBDC, na sigla em inglês. O projeto teve início no final de julho e está sendo coadministrado com a Ground X, subsidiária de blockchain da maior plataforma móvel da Coréia, a Kakao.
Durante o programa, a empresa e a autoridade monetária irão emitir e distribuir a moeda digital, além de monitorar seu funcionamento em ambientes virtuais.
A companhia pretender testar a funcionalidade da moeda digital utilizando seus smartphones da linha Galaxy. Segundo fontes do jornal Korea Times, a Samsung quer descobrir se é possível “fazer pagamentos por meio de celulares utilizando a moeda digital em situações em que não há disponibilidade de sinal de internet”.
O projeto piloto terá duas fases. A primeira, que começa neste e vai até dezembro, será utilizada para a definição da tecnologia necessária. A segunda fase, que vai de janeiro a junho de 2022, terá como foco as transações e liquidações que acontecem cotidianamente nas instituições.