Banco Central da Jamaica emite primeiro lote de sua moeda digital

Autoridade monetária planeja emitir um total de 230 milhões de dólares jamaicanos na forma de CBDC

Ministro das Finanças da Jamaica, Nigel Clarke
10 de Agosto, 2021 | 10:08 PM

São Paulo — O Banco Central da Jamaica anunciou nesta terça-feira (10) que realizou a cunhagem de seu primeiro lote de moedas digitais próprias, as chamadas CBDC (central bank digital currency), na sigla em inglês.

Com um programa ainda em fase piloto, a autoridade monetária planeja emitir um total de 230 milhões de JMD (dólares jamaicanos), o que equivale a US$ 1,47 milhão, na forma de CBDC para instituições que aceitam depósitos e provedores de serviços de pagamento autorizados como parte do programa que termina em dezembro deste ano.

PUBLICIDADE

O Ministro das Finanças da Jamaica, Nigel Clarke, prometeu a criação de uma emenda legislativa para assegurar a CBDC no país. Segundo Clarke, a emenda estará em vigor até o final do ano fiscal.

A ideia do banco era ter iniciado o programa piloto em maio, entretanto ele teve que ser adiado por motivos não especificados. A Jamaica vem desenvolvendo sua CBDC desde o início de 2020, tendo o auxílio da empresa de tecnologia irlandesa eCurrency Mint.

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.