Mais nova plataforma de notícias sobre mercados e negócios, a Bloomberg Línea faz seu “soft launch” com um total de nove domínios na América Latina, incluindo sites próprios com conteúdo local e equipes dedicadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru e Venezuela. A plataforma é uma parceria entre Falic Media e Bloomberg Media para conteúdo em português e espanhol na região.
A Bloomberg Línea conta com uma equipe de mais de 70 profissionais locados nos principais centros latino-americanos, além do conteúdo de cerca de 2.700 jornalistas e analistas da Bloomberg em 120 países. Junto da cobertura diária de mercados e negócios, a plataforma terá conteúdo de tecnologia, criptoativos, agribusiness, sustentabilidade, diversidade, liderança, finanças pessoais, ciência, cultura, comportamento, consumo e viagens.
Entre os primeiros entrevistados, estão o presidente da Colômbia, Iván Duque, o ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, o ministro dos Transportes, Tarcísio Freitas, o governador de São Paulo, João Doria, além de empresários como os presidentes do Nubank, David Vélez; do Mercado Pago, Osvaldo Gimenez; do Banco XP, José Berenguer; da Klabin, Cristiano Teixeira, e do conselho do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, entre outros.
Para Kaio Philipe, COO da Bloomberg Línea, a plataforma vem preencher dois gaps do público brasileiro que demanda noticiário econômico de qualidade. “Existe um grande boom de novas pessoas entrando no mercado financeiro. É uma geração que consome notícias por meio das mídias sociais; e poucas empresas pensam em como suprir essa demanda com notícias e ensinamento de educação financeira. Outro gap mais evidente talvez seja o boom de novos CPFs na bolsa, não só na do Brasil, mas em toda América Latina e países emergentes. Queremos trazer conteúdo global e local para suprir essas deficiências”, disse Philipe, do escritório de Miami da Bloomberg.
“A Falic Media e a Bloomberg Media compartilham uma visão de construir o primeiro portal digital de notícias de negócios em toda a América Latina e no Caribe. As comunidades de negócios em crescimento na região buscam conteúdo premium e de confiança do ponto de vista global, o que a Bloomberg Media domina, porém mais importante, de um ponto de vista local e regional, o que a Bloomberg Línea entregará”, disse Scott Havens, chefe global de parcerias estratégicas e crescimento da Bloomberg Media, organização global de mídia da Bloomberg L.P.
“Conseguimos colocar o site no ar em tempo recorde com um conteúdo muito bom. Queremos ter uma plataforma única com notícias de diferentes países da América Latina, para que o público de um país entenda o que está acontecendo no outro”, disse Leon Falic, CEO da Bloomberg Línea, da sede da Falic Media na Cidade do Panamá.
Anunciantes estratégicos
A Bloomberg Línea já inicia sua operação com parcerias estratégicas e anunciantes como Visa, Itaú, NuBank, Mercado Bitcoin, entre outros. As notícias também estarão presentes nas principais plataformas de mídia social, como Instagram, TikTok, YouTube, Twitter, Facebook, Spotify e LinkedIn.
O conteúdo gratuito será limitado a alguns vídeos e textos, com a opção de upgrade para uma assinatura premium com acesso ilimitado a serviços sob medida e insights de experts da Bloomberg Línea. Para terem acesso ao conteúdo regional de toda a América Latina, poderão pagar o equivalente a US$ 10 mensais ou US$ 100 anual, respectivamente.
O portal de notícias de negócios já está disponível para desktop e dispositivos móveis, além do aplicativo - atualmente em desenvolvimento, com lançamento previsto para o início de 2022.
Conteúdo premium e independente
O jornalista Carlos Manuel Rodríguez, produtor-executivo da parceria, destaca o caráter independente do noticiário, baseado em fatos e dados, e sem uma agenda ideológica. “A linha editorial é a mesma que temos na Bloomberg News. É uma linha imparcial, objetiva, que fazemos nos últimos 25 anos”, disse Rodriguez, da sede da Bloomberg em Miami.
Entre as reportagens especiais de estreia estão o perfil dos principais investidores de tecnologia da América Latina, os top players de criptoativos na região, os IPOs que devem movimentar o mercado de capitais brasileiro, entre outras. Também foram ouvidos o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o senador Jaques Wagner (PT), sobre as eleições de 2022.
A Bloomberg Línea lançará ainda um especial sobre as “500 figuras de maior destaque” em diferentes setores, incluindo as personalidades mais influentes de cada região e que inovaram na América Latina e no Caribe em 2021.