Hard Rock aposta no apelo de Lionel Messi com latinos para acelerar projetos de lançamentos de resorts no Brasil

Incorporadora VCI, que representa a marca americana no país, antecipa fase de comercialização de unidades e se prepara para escolher a terceira cidade a receber projeto

Com a escolha do jogador argentino como embaixador da Hard Rock Café, incorporadora que representa a marca no Brasil espera ver deslanchar projetos de lançamento de hotéis no país
09 de Agosto, 2021 | 06:46 PM

São Paulo — Representante da Hard Rock Café no Brasil espera que a retomada do setor turístico e a escolha do craque argentino Lionel Messi como novo embaixador da marca norte-americana ajudem a impulsionar as vendas de unidades dos oito projetos hoteleiros no país. De olho no novo cenário, a VCI, incorporadora responsável por esses projetos da Hard Rock no Brasil, decidiu acelerar os planos de lançamentos, que chegaram a ser afetados com o fechamento de lojas físicas no primeiro ano da pandemia.

“Na hora em que a Hard Rock anuncia que seu embaixador é o Messi, lenda do futebol, o melhor jogador do mundo, o cara é latino, do ponto de vista de marca, a companhia mira seus investimentos aqui, o que nos favorece muito como retomada. Você tem um movimento internacional de marca já planejado com o Hard Rock que nos proporciona uma alavancagem muito grande quando a companhia internacional está alinhada com o desenvolvimento brasileiro”, disse o senior vice-presidente comercial e marketing da VCI, Ademar Brumatti, em entrevista à Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Dos oito projetos hoteleiros da Hard Rock no país, dois estão mais adiantados - nos estados do Ceará, no município de Paraipaba, e do Paraná, no município de Sertaneja. No fim deste ano, a VCI espera anunciar uma nova cidade para receber um hotel da marca. Estão na disputa a capital paulista, Campos do Jordão (SP), Foz do Iguaçu (PR), entre outras.

“Estamos sentindo uma retomada muito interessante. É lógico que o processo de vacinação está caminhando, mas existe uma ansiedade muito grande do brasileiro de sair da clausura. Eles enxergam no nosso equipamento de uma marca internacional essa possibilidade de terem férias para vida toda, mas com experiências inusitadas, singulares. Ou seja, a gente conta com a retomada, mas conta ainda com o plus no mercado de multipropriedade, onde estamos inseridos: ter uma marca de envergadura como o Hard Rock que vai proporcionar experiências internacionais dentro do Brasil”, afirmou o vice-presidente comercial da VCI.

Ele contou que julho foi o primeiro mês, desde o início da pandemia da Covid-19, que todos os canais de venda funcionaram ao mesmo tempo, sem restrições. “Somos uma empresa multicanal. A gente vende pela internet, lojas físicas, ativações no Brasil inteiro. Nós tivemos um incremento de receita de 28% acima do que tivemos em 2019”, diz o executivo, preferindo evitar comparação com 2020 devido à base fraca do primeiro ano da pandemia.

PUBLICIDADE

Estrangeiros

No começo deste mês, a VCI antecipou a segunda fase de lançamento do Residence Club at The Hard Rock Hotel Fortaleza, localizado na Praia da Lagoinha (a cerca de 100 km da capital cearense) e que deve ser o primeiro hotel da marca a ser lançado no Brasil, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2022. Cerca de 10% dos compradores dessa unidade são de estrangeiros, com destaque para italianos, segundo o executivo. Entre os clientes nacionais, os paulistas lideram as compras.

“Acabamos de lançar a fase dois do bloco principal A e B, que são as unidades que comportam seis pessoas. Essa fase estava agendada para que a gente liberasse a venda na virada do ano, em janeiro de 2022. O bloco principal é estruturado em quatro blocos (A, B, C e D). Nos blocos C e D tivemos uma venda muito expressiva. Esgotou. Nós tivemos procura reprimida, inclusive, fila de espera de clientes, buscando os equipamentos dos blocos A e B. Aí, nós antecipamos o planejamento do ano que vem e lançamos no mês passado o bloco A, que estava planejado para janeiro do ano que vem”, afirmou Brumatti.

PUBLICIDADE

Em três anos, segundo o executivo, uma unidade que começou a ser vendida a R$ 46 mil já se valorizou mais que o dobro, alcançando quantia de R$ 94,9 mil. Com três opções de configurações, entregues mobiliadas e decoradas, cada fração dá direito ao uso de duas semanas por ano. Já o projeto paranaense será o Hard Rock Ilha do Sol, em uma ilha fluvial, na Represa Capivara, no norte do estado, a 70 km de Londrina, e também já está em fase de comercialização.

“Entre dezembro e janeiro de 2022, inicia-se a entrega do Habite-se da unidade do Hard Rock Hotel Fortaleza. E no meio do ano que vem, julho de 2022, inicia-se a entrega do Habite-se de Ilha do Sol”, disse Brumatti, acrescentando que o tempo médio de entregas dos resorts é de quatro a cinco anos, mas que projetos com terrenos com obras adiantadas de alvenaria podem reduzir esse prazo.

Terceira cidade

PUBLICIDADE

A VCI informou ter assinado com a Hard Rock projetos para oito cidades brasileiras: além da Praia da Lagoinha, há um projeto para a famosa praia de Jericoacora, também no Ceará, Campos do Jordão (SP), Recife (PE), Natal (RN), Foz do Iguaçu (SP) e a capital paulista.

A recuperação das vendas motiva a incorporadora a correr para definir o novo alvo. “Devemos lançar mais um equipamento no fim do ano. Um deles deve iniciar o processo de venda na virada do ano. O que hoje está liberado para venda é Fortaleza e Ilha do Sol”.

A escolha da próxima cidade a receber o investimento será feita em conversa com os americanos, segundo o executivo. Em Campos do Jordão, tradicional destino de quem busca o clima frio do inverno, a VCI já tem um terreno, mas não está decidido que será essa cidade paulista.

“Existe uma negociação com a própria Hard Rock. Estamos conversando. Esse é o principal. Estamos aguardando algumas pesquisas de comportamento de consumo brasileiro, de avaliação, que a gente possa fazer essa decisão em conjunto com eles. Isso deve acontecer na próximas semanas para que a gente deve anunciar quais desses será o empreendimento a ser lançado até o fim do ano”, disse o vice-presidente comercial da VCI.

Quanto ao projeto anunciado de um hotel Hard Rock em Gramado, na Serra Gaúcha, Brumatti diz que a VCI não tem relação com o projeto. No fim de 2020, a Prefeitura de Gramado aprovou o projeto da empresa HRH Gramado, que prevê até 858 unidades, com inspiração nas arquiteturas italiana e germânica.

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 29 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.