São Paulo — A LogComex, startup curitibana especializada em soluções por meio de Big Data para o comércio exterior, recebeu um aporte de US$ 10,3 milhões (R$ 53,6 milhões), em rodada Series A liderada por Alexia Ventures e Igah Ventures, com participação da Endeavor Scale Up Ventures e dos investidores atuais da companhia.
Fundada em 2016, a empresa começou suas atividades levando transformação digital para portos e recintos alfandegados, até expandir para operadores logísticos como agentes de cargas, armadores e companhias aéreas.
Segundo a LogComex, o investimento será usado para aumentar a participação no mercado de importadores e exportadores e acelerar o processo de internacionalização. A startup pretende também lançar novas soluções para todos os segmentos de mercado que se conectam com o comércio exterior.
“Todas as empresas envolvidas no mercado de comércio exterior carecem de tecnologia, dados e inteligência, seja para automação de processos ou para informações mais assertivas”, diagnosticou Helmuth Hofstatter, CEO e cofundador da LogComex. “Existe uma assimetria muito grande de informações entre os diferentes players da cadeia, tornando o processo de importação e exportação muito complexo e ineficiente”, reconheceu o CEO.
Thiago Maluf, diretor da Igah Ventures, espera que o plano de expansão da LogComex avance em ritmo mais rápido. “Com o novo round, a companhia estará capitalizada para acelerar ainda mais seu plano de expansão”, explica
Patrick Arippol, co-fundador da Alexia Ventures, expressa confiança na atuação da LogComex no comércio exterior. “Acompanho a trajetória do Helmuth e do Carlos desde o início de 2019. O poder que os dados que a LogComex organiza aliada a ambição de internacionalização da empresa são transformadores”.
“Ter dados a sua disposição é um dos diferenciais competitivos desse século e a LogComex está muito bem posicionada para liderar essa transformação no comércio global”, disse Piquet, da Endeavor Scale Up Ventures, que também participou da rodada.