São Paulo — A Zanchetta Alimentos, uma das maiores empresas processadoras de carne de frango de São Paulo, que passou a atuar também no mercado de carne bovina desde 2019 quando comprou o frigorífico Mondelli, está em fase final de negociação para comprar a também paulista Frangoeste, de Tietê.
Os valores do negócio ainda não foram revelados, mas segundo informações publicadas no site da Frangoeste, a empresa tem capacidade para abater mais de 100 mil aves por dia, produzir cerca de 460 toneladas de ração diariamente e trabalha com integrados que alimentam aproximadamente 3 milhões de animais por dia.
Atualmente, a Zanchetta tem um frigorífico de frangos em operação em Boituva, com capacidade para abater 360 mil. Com a aquisição da Frangoeste, o grupo amplia em quase 30% sua operação, que segue concentrada no Estado de São Paulo
A oportunidade de aquisição do concorrente surge em meio à crise gerada pela pandemia de Covid-19. A queda na demanda, especialmente no segmento de food service, aliada ao forte aumento nos custos de produção por conta da forte valorização dos preços do milho, pegou muitas indústrias com menos fôlego financeiro de surpresa.
Apesar da pandemia ter gerado oportunidades para a Zanchetta, o surto de Covid-19 também provocou mudanças nos planos de crescimento da empresa. Em setembro de 2019, a Zanchetta anunciou a construção de uma nova fábrica de abate e processamento de aves no município de Conchal, na região de Campinas, com investimento de US$ 150 milhões. Prevista para entrar em operação em 2022, com uma capacidade para abater 380 mil aves por dia, a pandemia mudou um pouco os planos da empresa, que vai começar a funcionar apenas em 2023.
“A construção civil aumentou muito e essa foi uma das razões para postergarmos. Estávamos com o prédio orçado, mas a empresa responsável pela obra disse que não saberia quando entregaria nem quanto custaria”, disse Carlos Zanchetta, diretor de operações da empresa.
Leia mais:
- Luiza Trajano: “Dizem que sou de direita quando defendo privatizar Correios; e de esquerda quando defendo Bolsa Família”
- Nubank quer fazer IPO de mais de US$ 2 bilhões na Nasdaq: Fontes
- Após desafiar bancos na alta renda, XP se volta para ‘classe C empreendedora’, mas sem oferecer poupança