São Paulo — A Alupar Investimento, holding brasileira que atua em geração e transmissão de energia elétrica em outros países da América Latina (Colômbia e Peru), iniciou, neste sábado, a operação comercial de mais uma unidade geradora de sua usina hidrelétrica no Peru, após receber a certificação técnica.
A unidade geradora 3 (UG3) da Usina Hidrelétrica La Virgen, localizada no distrito de San Ramon, Província de Chanchamayo (norte), tem capacidade de 31,28 megawatts (MW), totalizando, conjuntamente com a UG1 e UG2, uma capacidade de 93,76 MW.
A autorização do COES (Comité de Operación Económica del Sistema Interconectado Nacional) para iniciar a operação comercial foi obtida pela La Virgen, controlada da holding brasileira, ontem.
“A UG3 encontrava-se em testes e sincronizada ao sistema de energia desde 1º de junho de 2021, sendo remunerada pela energia gerada. A partir de 3 de junho de 2021 a UG3 passou a operar de forma assistida”, informou o diretor de relações com investidores da Alupar, José Luíz de Godoy Pereira, em comunicado ao mercado.
A Alupar detém 65% de La Virgen. Sua energia é negociada com consumidores independentes. Além de estar presente no Peru por meio da Usina Hidrelétrica La Virgen, a holding tem ativos na Colômbia através da Risaralda (pequena central hidrelétrica, a PCH Morro Azul) e da Transmissora Colombiana de Energia.
No segmento de transmissão, a Alupar possui a concessão de 30 sistemas de transmissão, totalizando 7.929 km de linhas de transmissão, por meio de concessões com prazo de 30 anos, localizados no Brasil e uma concessão vitalícia na Colômbia.
A companhia divulga seu resultado financeiro do segundo trimestre no próximo dia 9 de agosto, após o encerramento do mercado.