Ambipar avança em plano de expansão e faz a 21ª aquisição após IPO

Após contratar Gisele Bündchen, empresa do interior paulista amplia atuação nos Estados Unidos com aquisição da Pers, do Estado de Utah

Por

São Paulo — A Ambipar, empresa paulista de gestão de resíduos e de resposta a emergências ambientais, anunciou sua 21ª aquisição desde sua estreia na B3, há um ano. De olho no seu plano de expansão internacional e na maior demanda das corporações por ações da agenda ESG (sigla em inglês para melhores práticas ambientais, sociais e de governança), a companhia do interior de São Paulo deu mais um passo no mercado norte-americano e comprou a Professional Emergency Resource Services (Pers), especializada em atendimento emergencial, com sede em Ogden, no estado de Utah. O valor do negócio não foi divulgado.

“A aquisição está em linha com o plano de expansão da Companhia na América do Norte, que passa a contar com 20 bases estrategicamente localizadas na região e com presença em 11 estados nos Estados Unidos”, informou a empresa sediada em Nova Odessa (SP), em comunicado.

Neste mês, a Ambipar contratou a modelo gaúcha Gisele Bündchen, que mora nos EUA, como sua garota-propaganda e aposta na internacionalização de sua imagem como referência em gestão ambiental.

Foi a segunda aquisição anunciada pela empresa na semana. Na última terça, a Ambipar informou ao mercado a compra de 53,6% da Biofílica, empresa de créditos de carbono florestal.

Sobre a Pers, a companhia brasileira descreveu que a empresa americana tem 27 anos de “know how”, corpo técnico de 44 profissionais, mais de 4 mil clientes por assinatura e mais de 220 ligações atendidas em 2020.

O COO da Ambipar, Dennys Spencer, destacou os ganhos com sinergias. “A qualidade dos serviços de atendimento emergencial da Ambipar será muito beneficiada com a incorporação da Pers. Agora, nos posicionamos no mercado como a única empresa capaz de gerenciar e operar de forma padronizada e com alto nível de qualidade suas operações da América do Norte, 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse o executivo.

Segundo a Ambipar, o sistema de comunicação adquirido possibilita interligar as centrais de atendimento na América Latina, América do Norte e Reino Unido, assegurando segurança em todos os modais de transporte nacional e internacional de cargas perigosas e não perigosas.

Valorização de 78%

A Ambipar abriu capital em julho de 2020, e sua ação, negociada sob o ticker AMBP3, acumula ganho de 78,31% desde sua estreia. Ontem, o papel subiu 3,03%, vendido a R$ 51, acumulando 18,32% de valorização na semana e 12,28% no mês de julho.

Foi a primeira empresa de gestão ambiental a entrar na B3. Iniciou seu plano de expansão global antes mesmo do IPO e, desde então, busca crescimento orgânico e através de M&A.

As aquisições se concentram sobretudo nos segmentos de “Environment e Response”, mas também incluem dois negócios na área de software de gestão ambiental, contando com tecnologia e inteligência artificial.