São Paulo — Duas fabricantes e engarrafadoras da Coca-Cola no Brasil decidiram integrar suas operações nas regiões Norte e Nordeste e parte do Centro-Oeste, prometendo criar 3.000 vagas de empregos e ampliar sua presença nesses territórios.
A Solar Bebidas (Solar), segunda maior fabricante e engarrafadora do Sistema Coca-Cola no país, informou, nesta quarta, que assinou um acordo com o Grupo Simões, fabricante e engarrafador da região Norte, para a integração das suas operações. O valor do negócio não foi divulgado.
Com a incorporação, a Solar passará a ter 12 fábricas e 42 centros de distribuição que atenderão a mais de 370 mil pontos de venda, enquanto o quadro de colaboradores aumentará de 12 mil para 15 mil, segundo o comunicado da Solar.
A Solar atua na distribuição dos produtos do portfólio da The Coca-Cola Company (TCCC) em toda a região Nordeste, Estado de Mato Grosso e partes de Goiás e Tocantins. De acordo com a engarrafadora, o controle da empresa será compartilhado entre as famílias atuais controladoras de Solar e do Grupo Simões.
“Com este movimento estratégico, a Solar dá continuidade à sua trajetória de crescimento e expansão, passando a cobrir, uma vez concretizada a transação, cerca de 70% do território brasileiro e atender a uma população de aproximadamente 75 milhões de habitantes nas regiões com maior potencial de crescimento do Brasil para o setor de bebidas. A transação é estratégica, pois combina territórios de grande potencial de crescimento e o conhecimento e a experiência da atuação do Grupo Simões na região Norte”, cita a Solar.
De acordo com a empresa, a receita líquida combinada com o Grupo Simões será superior a R$ 6,5 bilhões e EBITDA de mais de R$ 1 bilhão, antes de sinergias, com base nos números de 2020.
“A Coca-Cola suporta a consolidação da Solar e do Grupo Simões como parte do processo de fortalecimento do sistema Coca-Cola nas regiões Norte e Nordeste e parte do Centro Oeste do Brasil. A consolidação também atende aos interesses estratégicos e financeiros de todas as partes e apoia a capacidade do novo grupo de continuar investindo no futuro da empresa, de seus funcionários e das comunidades por ela atendidas”, informou.
A Solar informou ter contado com assessoria financeira da Sinchro Partners e jurídica do Ulhôa Canto Advogados. O Grupo Simões conta com assessoria financeira da Inspire Capital Partners e jurídica do Pinheiro Neto Advogados.