No pós-pandemia, Tóquio se torna o aeroporto mais pontual do mundo

Relatório mensal da Cirium sobre o desempenho no setor não era atualizado desde fevereiro de 2020

Por

(Bloomberg) Os tempos difíceis para as viagens aéreas levaram a uma sacudida nos rankings de desempenho de pontualidade da Cirium para o setor, com a Japan Airlines Co. e o Aeroporto Haneda de Tóquio se destacando na modalidade.

Outros destaques entre as companhias aéreas incluem a Hawaiian Airlines Inc., Red Wings ZAO e Avianca Holdings SA, aponta a Cirium em seu primeiro “Relatório de desempenho de pontualidade” mensal desde fevereiro de 2020. A empresa de análise do setor de aviação afirmou ter retomado o relatório à medida que as viagens aéreas estão voltando, com 117% mais voos concluídos em maio do que no mesmo mês do último ano, impulsionados principalmente por serviços domésticos.

Os ranking utilizam uma série de medidas, incluindo se partidas e chegadas ocorreram mais cedo ou exatamente no horário, chegadas dentro de 15 minutos do horário e voos operando em seu bloco de horário programado ‘de portão a portão’.

“Com a volta dos voos, é injusto analisar o desempenho de pontualidade das companhias aéreas e aeroportos novamente - um sinal positivo para o setor”, afirmou o CEO da Cirium, Jeremy Bowen, em comunicado. “Embora fatores que causam atrasos - espaço aéreo congestionado, pistas de taxiamento ou conexões - fossem praticamente inexistentes em 2020, provavelmente retornarão lentamente em 2021 e 2022.”

Na Ásia-Pacífico, a Japan Airlines ganhou o primeiro lugar em chegadas dentro do prazo em maio, após terminar na décima colocação no relatório anterior, seguida pela compatriota ANA Holdings Inc. e depois pela Air New Zealand Ltd., Garuda Indonesia e Korean Air Lines Co. Na América do Norte, a Hawaiian Airlines manteve a primeira posição e a Air Canada subiu para o segundo lugar, vindo de fora do top 10. A Southwest Airlines Co. caiu de segundo para nono, embora tenha operado a maioria dos voos, 89.297.

A Red Wings, sediada em Moscou, liderou as europeias, seguida por Vueling Airlines SA, Iberia, KLM e Aeroflot, de acordo com a Cirium. A Avianca foi a companhia aérea mais pontual da América Latina, à frente de Azul SA e Gol, que garantiram segundo e terceiro lugar.

O Aeroporto de Haneda alcançou uma pontuação de partida pontual de 96,86%. Os outros cinco primeiros colocados entre os hubs mais pontuais foram Sheremetyevo International, Minneapolis-St. Paul, Detroit Metropolitan Wayne County e Philadelphia International. Dos 20 aeroportos classificados, Miami International levou a pior, com pontuação de 83,14%.

Os 20 principais aeroportos operaram, ao todo, mais de meio milhão de voos em maio, queda de apenas 4% em relação a fevereiro de 2020, enquanto o desempenho de pontualidade melhorou três pontos, segundo a Cirium.

© 2021 Bloomberg L.P.